Dieta

Entenda como funciona a dieta da ayurveda e como aderir

Por Redação Doutíssima 12/12/2015

Sistema de cura holística indiano, a dieta da ayurveda procura manter a saúde através da alimentação. A técnica baseia-se na eliminação de toxinas para alcançar a perda de peso. Essas toxinas são o acúmulo de impurezas em nossos corpos, resultado de dietas inadequadas, estresse crônico e poluentes ambientais.

dieta da ayurveda istock getty images doutíssima

Técnica baseia-se na eliminação de toxinas para alcançar a perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

Como perder peso com a dieta da ayurveda

Ayurveda significa “conhecimento da vida”. Trata-se de uma filosofia indiana segundo a qual é possível restaurar e manter a saúde vivendo conforme os ciclos da natureza – que incluem as quatro estações e o período de sol. Estruturando-se em torno deles, a dieta da ayurveda ressalta a importância de comer alimentos da época e fazer a maior refeição ao meio-dia – com alimentação mínima à noite.

Quase nenhum grupo alimentar é proibido, já que o objetivo é incorporar à cada refeição os seis principais sabores: doce, salgado, azedo, amargo, picante e adstringente. Essa dieta ainda se pauta pela crença de que cada pessoa tem um dosha – energia biológicas que rege a constituição física e mental do indivíduo.

São três os principais doshas: vata (vento e ar), pitta (fogo e água) e kapha (terra e água). A proporção e quantidade de cada um dos seis sabores, bem como alimentos específicos que são mais ou menos benéficos para determinada pessoa, serão determinados pelo seu dosha.

Um estudo publicado na revista Alternative Therapies in Health and Medicine investigou a efetividade da dieta ayurvédica em 200 pessoas – 27,5% dosha vata, 41,5% dosha pitta e 31% dosha kapha.

Após três meses de terapia, as pessoas do grupo dosha pitta foram as mais beneficiadas porque perderam 9,84% de seu peso. Em geral, esse regime foi considerado útil para perda de peso.

Como seguir a dieta?

Os princípios ayurvédicos ensinam que pessoas com dosha vata são aquelas muito magras e que sentem mais frio. Elas precisam ingerir mais grãos, óleos, sal, laticínios e nozes, além de adicionar um pouco de tempero em sua dieta. É importante ainda evitar excesso de saladas, frutas e feijão. Quem não segue essa lógica é mais propenso a ansiedade, constipação e insônia, por exemplo.

Quem possui dosha pitta costuma ser mais intenso e altamente focado na natureza. Essas pessoas devem privilegiar vegetais crus e alimentos que são apenas levemente temperados.

Por outro lado, pessoas com dosha kapha são aquelas que tendem a ter excesso de peso e que se movimentam e falam lentamente. Essas beneficiam-se de alimentos leves, como legumes e saladas. Devem evitar doces, laticínios, nozes e a maioria dos grãos. Porém, quinoa e milho podem ser consumidos.

Quem deseja seguir essa dieta também deve observar outras regras. É preciso comer uma refeição leve à noite, já que segundo a ayurveda a digestão é menos forte à noite – sendo que ao dormir o metabolismo e a circulação diminuem ainda mais. Dessa forma, o corpo não conseguiria assimilar grandes refeições à noite.

Justamente por isso indica-se que a maior e mais importante refeição do dia seja no almoço. Ela deve conter alimentos quentes, preparados com grande variedade de sabores e pratos. Aliás, a comida quente também é essencial porque assim pode ser mais facilmente digerida e assimilada.

Durante o dia é importante beber água quente com gengibre e limão ou chás de ervas com frequência. Esses líquidos ajudam a limpar o aparelho digestivo e o organismo de toxinas e impurezas.

Prega ainda a dieta ayurvédica que o exercício físico é antídoto para quase tudo. Ele serve para melhorar digestão, metabolismo, pele, tônus muscular, força e densidade óssea – ajudando a normalizar o peso. Além disso, é importante a nível emocional porque é capaz de aumentar autoconfiança e trazer mais energia, frescor e sucesso ao longo do dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!