Motivação

Natal em família: aproveite a ocasião para fazer brincadeiras

Por Redação Doutíssima 12/12/2015

Todos aguardam as festas de final de ano para se reunir com as pessoas amadas. Passar o Natal em família é uma tradição para muitos, que usam esse tempo para confraternização. Para torná-lo ainda mais divertido, algumas brincadeiras podem ser ótimas quando feitas com várias pessoas – principalmente se inspiradas no clima natalino.

Natal-em-familia-doutissima-istock-getty-images

Brincadeiras em família ajudam a divertir e também relaxar durante o Natal. Foto: iStock, Getty Images

Aproveite esse tempo para relaxar em família

A maioria das pessoas sofrem de estresse no Natal e não se dão conta, dizem psicólogos da Universidade de Coventry. Essa época é um tempo de responsabilidade extra e mudança radical na rotina. Há sobrecarga de pessoas, álcool, alimentação, gastos e crianças cheias de expectativas – fatores que contribuem para o estresse.

Segundo especialistas, as pessoas que passam semanas preocupadas sobre essa data podem sofrer um declínio no sistema imunológico, tornando-se suscetíveis a resfriados. Para superar esse risco, nada melhor do que focar em momentos divertidos e deixar de lado pensamentos de que algo é capaz de dar errado na tão esperada noite.

Planejar com antecedência é uma ótima forma de minimizar a pressão – em todos os aspectos, e não apenas em compras, finanças e cozinha. Além disso, não leve as coisas tão a sério e torne a data um momento de diversão em família. Pensar em algumas brincadeiras e jogos é uma excelente maneira de evitar o estresse que a data é capaz de proporcionar.

Brincadeiras para um Natal em família

Se você está vai passar o Natal em família, confira uma lista de jogos capazes de adicionar diversão à celebração. É possível fazê-las também em uma festa com amigos ou colegas de trabalho.

– Amigo-secreto

É uma brincadeira clássica no Natal. Ela deve ser organizada alguns dias antes. Primeiro, escreva em pequenos papéis o nome de todas as pessoas que estarão presentes na festa. Depois, cada uma delas escolhe um papel que indicará a pessoa que ele irá presentear. No dia da ceia, cada um diz características do seu amigo-secreto e as outras pessoas tentam adivinhar quem é.

– Qual é o presente

Outra brincadeira divertida é tentar adivinhar qual é o presente que está dentro do pacote. Para isso cada pessoa tem apenas algumas chances e, caso não consiga decifrar, deverá cumprir uma tarefa designada. Apesar de ser uma brincadeira simples de fazer, pode ser um grande desafio.

– Adivinhe a canção

Os participantes devem adivinhar canções populares de Natal a partir de imagens sugestivas. Basta selecionar algumas músicas e desenhar imagens relacionadas à canção. Cada vez que a imagem é mostrada, é preciso descobrir qual a música que representa.

– O que tem na meia

Pegue uma meia de Natal e coloque um item nela. Passe a meia e, sem falar, os participantes escrevem o nome do objeto que eles acham que está dentro. Continue com itens diferentes de cada vez.

– Corrida de revezamento

Divida os convidados em duas equipes e posicione cada uma delas em fila. Dê ao primeiro jogador de cada equipe uma colher, com uma bolinha de Natal equilibrada nela – e apenas colheres aos demais.

Agora é fácil: o primeiro jogador deve percorrer um trajeto com a colher na boca e passar a bolinha para o jogador seguinte – tudo sem deixá-la cair. Quem termina a rodada antes ganha.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!