Zen

Saiba como aplicar o feng shui para harmonizar a sua casa

Por Redação Doutíssima 12/12/2015

Está em busca de equilíbrio e harmonia casa ou escritório? Basta aprender a como aplicar o feng shui.

Quem crê e pratica essa arte milenar chinesa esforça-se para equilibrar o “chi” – energia vital invisível e que seria responsável por impulsionar o mundo. Para conseguir isso, os seguidores observam alguns princípios e regras sobre organização e decoração dos ambientes.

como-aplicar-o-feng-shui-istock-getty-images

Feng shui segue princípios e regras sobre organização e decoração dos ambientes. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o feng shui?

Traduzida literalmente do chinês, a expressão feng shui significa vento (feng) e água (shui). Trata-se da arte de compor edifícios, objetos, espaço e vida para alcançar harmonia e equilíbrio, que trabalha com a hipótese de que o mundo é impulsionado por forças invisíveis. Seu objetivo é “desbloquear” o caminho, permitindo que essas forças possam fluir livremente e equilibrar um espaço.

Por que vento e água? Eles são elementos naturais que correm, circulam e se movem em todos os lugares do planeta, sendo os mais básicos necessários à sobrevivência humana. Suas qualidades combinadas determinam o clima, que por sua vez está relacionado a nosso abastecimento alimentar – que afeta estilo de vida, saúde, energia e humor.

Mais importante ainda, ambos elementos são portadores diretos de chi – ou energia vital. Por isso, o feng shui tem sido entendido como a arte de projetar ambientes em harmonia para proporcionar um bom fluxo de chi através de determinado espaço.

Acredita-se que um “bom” feng shui seja capaz de promover saúde, prosperidade, criatividade, relacionamentos sociais positivos, autoconfiança, contemplação e respeito pelos outros. É verdade que não há comprovação científica desses benefícios, mas os adeptos dizem que eles são bastante notáveis.

Vale dizer que uma pesquisa realizada pela Universidade da Flórida, em 1982, concluiu que cor, luz e som são elementos que têm efeitos sobre o cérebro humano. Como o feng shui os leva em consideração, muitos dizem que não é surpresa alguma que as pessoas relatem pontos positivos quando o praticam.

Como aplicar o feng shui em casa

O feng shui possui diversos princípios, mas alguns dos conceitos mais utilizados são os seguintes:

– Organização

Casa bagunçada é igual à mente desordenada. Pior ainda, a desordem suga a energia no espaço. Por isso, é fundamental manter tudo em ordem e evitar acúmulo de coisas.

– Fonte de água

Representa riqueza no feng shui, sendo conveniente colocá-la próxima à entrada da casa. Não importa se ela se localize do lado de dentro ou fora, o relevante é que a água flua em direção ao centro da casa.

– Plantas

Para o feng shui é bom que não haja espaço logo acima dos armários superiores da cozinha, já que isso atrai poeira e mantém a energia estagnada. Caso haja espaço, coloque plantas verdes nesse local para compensar.

– Porta do banheiro

Mantenha-a fechada. É que a água sai da casa por esse lugar – e como ela representa riqueza, não é bom manter a porta aberta. Para reduzir ainda mais esse efeito, mantenha a tampa do assento do vaso para baixo.

– Posição da cama

Móveis importantes devem ficar em uma “posição dominante” no feng shui. A cama é um deles e para que ela esteja “no comando” deve estar virada para a porta. Quando isso não for possível, posicione um espelho para que seja possível ver a porta enquanto você estiver deitado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre como aplicar o feng shui? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!