Filhos

Saiba como dialogar com o seu filho sobre grandes tragédias

Por Redação Doutíssima 12/12/2015

Recentemente duas grandes tragédias ganharam as manchetes no Brasil. Tanto o desastre ambiental em Mariana, Minas Gerais, quanto os ataques terroristas ocorridos em Paris, França, vêm sendo constantemente abordados pela mídia.

Se muitas vezes é difícil para os adultos lidar com tanta informação, imagine para as crianças. Você sabe como dialogar com seu filho sobre elas?

tragedias-doutissima-istock-getty-images

É importante saber como abordar essas questões trágicas com os pequenos. Foto: iStock, Getty Images

Tragédias podem causar estresse nas crianças

Nos dias de hoje, o excesso de informação transmitida através da imprensa e da internet faz com que seja quase que impossível para os pais filtrarem o que pode chegar ao conhecimento das crianças. Por isso, é importante saber como abordar essas questões com os pequenos, para evitar que isso acabe afetando suas vidas.

Logo após o 11 de setembro de 2001 uma série de levantamentos foi realizada nos Estados Unidos para saber o impacto da tragédia na população. Em um deles, feito com 170 responsáveis por crianças de 5 a 18 anos, foi constatado um elo entre o número de horas que os pequenos passaram em frente à televisão assistindo notícias e a quantidade de sintomas de estresse por eles vivenciados. O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine.

Conversar com seu filho sobre uma tragédia pode ajudá-lo a entender o que aconteceu, se sentir seguro e começar a lidar com ela. Se você não falar com ele sobre isso, há uma chance de que a criança ouça sobre isso em outro lugar.

Além disso, é importante não permitir que crianças pequenas vejam ou ouçam repetidamente a cobertura de um evento trágico. A exposição constante pode aumentar consideravelmente a ansiedade.

Como abordar esse assunto com as crianças

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, há formas diferentes para explicar tragédias para os pequenos. Tudo depende da faixa etária que elas estejam, ou seja, se elas são muito novas ou um pouco mais velhas.

Para crianças muito novas o mais importante é dar explicações concretas sobre o que aconteceu e como isso poderia afetar o dia a dia delas. Deixe claro também que todas as medidas já estão sendo tomadas para corrigir os problemas – por exemplo, se há um grande incêndio você deve indicar que os bombeiros já estão a caminho. É importante ainda passar segurança aos pequenos, garantindo que eles estão a salvo.

Com relação às crianças um pouco mais velhas, mude a abordagem. É que elas já têm alguma noção do que está acontecendo e, então, a primeira coisa a fazer é questionar o que já sabem sobre determinada tragédia.

Depois pergunte quais são as dúvidas que elas ainda têm – e responda-as. Além disso, caso elas forem assistir algum programa de TV é importante estar junto para ajudá-las a processar a informação que está sendo passada.

É importante saber que não importa a idade, todas as crianças podem criar certos medos após ler ou assistir notícias sobre desastres. Passe segurança, mas não falsas expectativas – ou seja, se realmente a tragédia é capaz de afetar o dia a dia do pequeno, você deve dizer isso a ele e ensiná-lo a como lidar com esse receio.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre tragédias? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!