Psicologia

Workaholic: evite se tornar um aficcionado pelo trabalho

Por Redação Doutíssima 12/12/2015

Não são poucas as pessoas que passam mais de oito horas no escritório ou jamais tiram férias. Quem é workaholic trabalha muito, mas isso não significa que seja o melhor para sua carreira – ainda que nossa cultura celebre esse vício. É que muitas vezes ele é capaz de diminuir a produtividade e, mais importante, até mesmo prejudicar a saúde.

workaholic-doutissima-istock-getty-images

Quem trabalha mais de 55 horas por semana tem risco maior de doença cardíaca. Foto: iStock, Getty Images

Ser um workaholic pode ser perigoso 

Pessoas que trabalham mais de 55 horas por semana têm risco maior de doença cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com uma análise publicada no The Lancet. Para chegar a essa conclusão foram analisados estudos anteriores sobre essas duas condições, alcançando uma amostragem de 600 mil pessoas de Estados Unidos, Europa e Austrália.

Os pesquisadores examinaram a relação entre horas de trabalho e risco de acidente vascular cerebral e doença cardiovascular. Foram considerados ainda fatores como tabagismo, nível de atividade, hipertensão e colesterol alto.

Concluiu-se que quanto mais as horas de trabalho em uma semana, maiores as probabilidades de sofrer desses problemas. Comparados com quem trabalhava de 35 a 40 horas semanais, quem trabalhava de 41 a 48 horas teve as chances aumentadas de AVC em 10%, de 49 a 54 horas em 27% e, mais de 55 horas, em 33%.

Além disso, trabalhar mais de 55 horas semanais foi associado a 13% maior risco de novo diagnóstico, hospitalização ou morte por doença cardíaca. Em outras palavras, é preciso colocar o pé no freio e planejar melhor seu tempo.

Como evitar ser um viciado em trabalho

Buscar objetivos profissionais é maravilhoso e trabalhar duro para conquistá-los não é problema. Porém, é preciso conciliar essa rotina com pausas. Para isso, nada melhor do que nutrir seu espírito criativo. Confira algumas formas se não se tornar um workaholic:

– Limite

Defina-os claramente. Se você trabalha oito horas por dia, planeje-se para que esse tempo não seja ultrapassado.

– Descanse

Ficar acordado até tarde para trabalhar e levantar às 5h do dia seguinte para ir ao escritório não é uma boa estratégia. Pessoas que dormem pouco costumam ter pouca criatividade e maior irritabilidade.

– Desconecte-se

Dê ao cérebro um tempo longe das telas do computador ou do smartphone. Muitas vezes as melhores ideias surgem quando você está no banho, caminhando ou cozinhando, por exemplo.

– Aproveite a natureza

Ficar ao ar livre é uma ótima forma de reduzir o estresse e desligar-se das preocupações rotineiras. Separe um tempo do dia para uma caminhada de 30 minutos.

– Divirta-se

Tire um tempo para amigos, família ou parceiro. É comum para quem trabalha demais sacrificar tempo com pessoas queridas. Faça um esforço e esteja presente na vida de quem você ama.

– Cuide da alimentação

Gula é um pecado comum para pessoas que trabalham demais. Pior de tudo, elas costumam optar por alimentos pouco saudáveis. Adicione frutas, legumes e grãos integrais à dieta. Prepare lanches saudáveis antes de sair para o trabalho e evite comer enquanto está trabalhando.

– Tenha um hobby

Cultive um passatempo, de preferência algo que não está relacionado ao trabalho.

– Equilibre-se

Se você pensa que é um workaholic, procure redefinir suas prioridades e planejar bem as atividades. Crie uma rotina de trabalho, mas equilibre-a com momentos de prazer e relaxamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!