Exercícios

CrossCore: equipamento trabalha a musculatura de todo o corpo

Por Redação Doutíssima 13/12/2015

Uma das principais tendências fitness de hoje é o treinamento de suspensão do peso corporal. E uma novidade está levando ainda mais adeptos para essa modalidade. Ao contrário de outros acessórios para treinamento suspenso, o CrossCore traz um sistema de roldanas bastante eficiente para trabalhar o corpo e diminui o tempo que você passa na academia.

CrossCore-doutissima-shutterstock

CrossCore traz um sistema de roldanas bastante eficiente para trabalhar o corpo. Foto: iStock, Getty Images

CrossCore é a evolução do treinamento suspenso

O mundo fitness cada vez mais vem se rendendo a uma tendência criada a partir do treinamento feito por soldados de exército. Trata-se do treinamento suspenso, sistema que inclui um conjunto de alças reguláveis com outras que ficam presas em um nível acima da cabeça – pode ser no teto, na parede, na árvore, no muro ou no poste, por exemplo.

Ele usa o peso do próprio corpo para ajudar a construir força verdadeiramente funcional. É capaz de melhorar flexibilidade, equilíbrio e estabilidade – tudo de uma só vez. Além disso, segundo um estudo publicado no Journal of Physical Therapy ele pode ser um método eficaz para tratamento da dor crônica lombar.

Essa versão tradicional consegue atuar em dois planos de movimento: frontal e sagital. Em outras palavras, isso significa que ele com ele é possível executar exercícios para frente e para o lado. O CrossCore nasceu para suprir a necessidade que o método tradicional não inclui – os movimentos em plano transversal.

O produto foi desenvolvido e testado por soldados norte-americanos no Iraque. Logo depois, passou a ser introduzido para atender a entusiastas, atletas amadores e profissionais que buscam melhorar suas metas fitness.

Como funciona o novo método 

O CrossCore possui um sistema de roldanas patenteado que, ao contrário da maioria dos equipamentos de suspensão, permanece relativamente estável quando em uso. Ele possui um pino que quando bloqueado faz o dispositivo similar a qualquer outro de equipamento de suspensão.

A diferença está na remoção desse pino. Quando isso acontece a roldana fica livre para girar e força o usuário a encontrar estabilidade durante o exercício, fazendo o corpo trabalhar mais em um único movimento. À primeira vista ele parece bastante semelhante aos antecessores, oferecendo um treino completo com acessórios leves e compactos.

Esse novo sistema de roldanas adiciona benefícios extras. Com ele há uma maior gama de exercícios e progressões, existindo ainda a possibilidade de adicionar contrapesos como kettlebells e sacos de areia para treinos de isolamento e exercícios funcionais.

Como se trata de um equipamento portátil, é possível conseguir um treino intenso e para o corpo inteiro em qualquer lugar. Basta levá-lo consigo e encontrar um lugar seguro para instalá-lo e pronto: você já tem uma ferramenta para os exercícios do dia a dia.

É uma ótima alternativa para manter a forma durante as férias quando se está na praia e longe da academia ou então para pessoas que costumam viajar com frequência a trabalho.

Antes de iniciar esse tipo de treinamento é preciso encontrar um profissional certificado. Ele poderá mostrar os possíveis usos do acessório, bem como a execução correta de cada um dos movimentos conforme a sua necessidade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre CrossCore? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!