Receitas

Donuts: aprenda a preparar a famosa rosquinha americana

Por Redação Doutíssima 13/12/2015

Como já era de se esperar, as famosas rosquinhas donuts são de origem norte-americana. Além disso, são as guloseimas preferidas do personagem Homer Simpson e dos policiais norte-americanos, pelos menos nos filmes, e se popularizaram nos Estados Unidos no período pós-guerra em 1948.

donuts istock getty images doutíssima

Rosquinhas são guloseimas favoritas do personagem Homer Simpson. Foto: iStock, Getty Images

Esse doce, com “buraco” no meio, foi inventado em 1847 pelo norte-americano Hason Gregory, que tinha apenas 16 anos na época.

A massa macia, frita e coberta por glacê só chegou ao Brasil por volta de 1983, através da franquia Dunkin’ Donuts, que 21 anos depois teve suas atividades encerradas. A rede só voltou a se estabelecer no País novamente em maio de 2015.

Donuts: a receita tradicional americana

A tradicional receita e preferida pelos americanos não tem recheio. Vamos conferir a receita dessa guloseima que fica bem com o café da tarde ou, então, como sobremesa?

Ingredientes:

– 1 tablete de fermento biológico

– ½ xícara (chá) de leite

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

– ½ xícara (chá) de açúcar

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– 1 ovo inteiro

– 1 gema

– 1 pitada de sal

– Óleo para fritar

Modo de preparo:

O primeiro passo é dissolver o tablete de fermento biológico em leite morno. Em outro recipiente, pode ser uma tigela, bata a farinha de trigo, o sal, a açúcar, o leite, a manteiga, o ovo inteiro até a massa ficar homogênea. Amasse a mistura com as mãos até a textura ficar lisa e não grudar mais nas mãos.

Deixe a massa descansar por uma hora e depois amasse por mais dois minutos. Após estique a massa com um rolo e recorte discos de seis centímetros de diâmetro. Você pode usar um copo para fazer esse recorte ou a tampa de uma garrafa PET.

Depois de fazer o recorte em todas as rosquinhas, deixe-as crescer por meia hora e frite-as até que fiquem douradas. Pouvilhe açúcar e sirva.

O toque final do doce americano

Caso você queira incrementar os donuts, pode investir em uma cobertura de glacê. Confira os ingredientes necessários.

Ingredientes:

– 35 g de manteiga

– 200 g de açúcar de confeiteiro

– ½ colher (chá) de suco de limão

– 40 ml de água quente

– Granulado de chocolate

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata. Depois mergulhe, um a um, os donuts e espere por 20 minutos ou até endurecer. Acrescente o granulado de chocolate para dar o toque final.

Outra opção de glacê:

Achou a cobertura de glacê sem graça? Que tal colocar uma cor? Rosa? Confira os ingredientes necessários.

Ingredientes:

– 35 g de manteiga em temperatura ambiente

– 200 g de açúcar de confeiteiro

– 3 gotas de corante alimentício vermelho (opcional)

– 40 ml de suco de morango quente

– Granulado de chocolate

Coloque em uma batedeiras o açúcar, a manteiga e o corante. Junte todos os outros ingredientes e bata até a mistura alcançar uma textura lisa e homogênea. Cubra os docinhos com o glacê rosa e deixe secar. Depois as guloseimas estão prontas para serem servidas. Bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!