Pele

Óleo corporal ajuda a refrescar e hidratar após o banho

Por Redação Doutíssima 13/12/2015

As loções são as escolhas mais comuns para hidratar e perfumar a pele. Mas elas podem não ser tão eficientes como todos pensam, já que seus efeitos nem sempre são duradouros. Por outro lado, um óleo corporal é capaz de manter sua pele hidratada durante todo o dia – extremamente necessário para quem tem pele seca, principalmente nos meses de inverno.

óleo corporal istock getty images doutíssima

Óleo corporal é capaz de manter sua pele hidratada durante todo o dia. Foto: iStock, Getty Images

Óleos podem oferecer hidratação intensa para a pele

Tipicamente, os melhores óleos são os orgânicos, feitos a partir de raízes, frutos, flores e folhas. Porém, alguns outros produtos podem ter uma combinação de óleos e outros ingredientes capazes de auxiliar na hidratação da pele – além de trazer benefícios extras, como minimizar a aparência de linhas finas, rugas e cicatrizes.

Enquanto as loções em grande parte são absorvidas com bastante rapidez, os óleos corporais são capazes de bloquear a umidade na pele por horas. Para aqueles que têm pele sensível, os óleos naturais são boas alternativas porque não contêm quaisquer produtos químicos ou ingredientes naturais e, por isso, não a irritam.

Em períodos de estresse eles também são importantes. É que nessas épocas a pele é o último tecido que recebe nutrientes corporais, o que pode deixá-la com visual cansado e mais sedoso do que o normal. Utilizando uma vitamina combinada com óleo para o corpo, é possível combater esse efeito e ajudar a pele a manter uma aparência saudável.

Os óleos ainda podem ter benefícios medicinais – e muitas vezes você consegue encontrá-los em sua própria cozinha. Por exemplo, o óleo de coco é um maravilhoso hidratante, protetor solar e capaz de tratar muitas doenças de pele. Segundo uma pesquisa publicada na revista médica Food and Function, ele também melhora os níveis de antioxidantes e retarda o envelhecimento.

Como escolher e usar um óleo corporal

Para escolher um óleo para o corpo você deve começar olhando os ingredientes da fórmula. Não os conhecendo provavelmente você não irá querer usá-lo.

Fique atenta porque o primeiro ingrediente na lista deve ser algum tipo de óleo – semente de uva ou óleo de jojoba, por exemplo – e não álcool. Além disso, é bom optar por um óleo natural composto por algo que você já conhece.

Certifique-se de que seja um perfume que você gosta, até mesmo porque os óleos perfumados costumam ter excelente fixação e durar mais tempo na pele. É possível ainda usar aromas medicinais, como a lavanda, que é capaz de acalmar a mente antes de dormir. Há também aqueles que podem dar a energia necessária para encarar o dia, como um óleo corporal à base de frutas cítricas.

Caso esteja preocupada com uma possível textura gordurosa, saiba que eles são absorvidos rapidamente pela pele – embora isso não signifique que o efeito seja breve. Eles penetram profundamente e você não deve ficar com resíduos pegajosos se aplicá-lo corretamente. Uma boa opção é usá-lo depois do banho com a pele ainda úmida e massagear bem.

Quando você for aplicá-lo espere alguns minutos antes de se vestir. É bastante comum ficar com a pele mais radiante. Inclusive, alguns podem ser usados no rosto porque geralmente são não-comedogênicos – ou seja, não irão entupir os poros e causar espinhas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!