Sexualidade

Vida de mãe: como conciliar a relação com a chegada do bebê

Por Redação Doutíssima 13/12/2015

O nascimento do bebê é uma grande alegria para os casais. Mas para a mulher nem sempre é fácil conciliar a vida de mãe e esposa, o que pode acabar afetando o relacionamento. Nessa nova fase são necessárias compreensão e apoio mútuo, já que se trata de um período que muitas vezes é estressante.

vida de mãe istock getty images doutíssima

Pais se preparam para a chegada do bebê, mas nem sempre estão prontos na prática. Foto: iStock, Getty Images

Como a chegada do bebê afeta um relacionamento

Os pais passam meses se preparando para a chegada do bebê, mas mesmo com todos os cuidados a realidade pode ser esmagadora. Quando a família cresce de dois para três o relacionamento entre os parceiros sofre uma mudança sensível: antes eram casal, agora pais.

Primeiro de tudo, é provável que você não consiga dormir o suficiente nos primeiros meses de vida da criança. A privação de sono é capaz de causar irritação e transformar simples tarefas domésticas em provações porque você tem menos energia e não consegue se concentrar.

Nessa nova vida de mãe é possível ainda que você tenha menos tempo para trabalho e parceiro – e até para você mesma. Isso pode ser difícil, estressante e gerar sentimentos diferentes nos papais. Muitas vezes eles ficam com ciúmes porque o bebê toma quase todo tempo da mamãe.

Não bastasse isso, as mães têm seus próprios desafios. Algumas têm dificuldades de conciliar a imagem de mãe com a de uma mulher sexual, e podem ficar menos interessadas em intimidade.

É o que indica um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Murdoch Childrens, que entrevistou 1,5 mil novas mamãe sobre sua saúde sexual e intimidade. Os pesquisadores descobriram que muitas delas têm menos satisfação física e emocional no relacionamento após o parto e estavam despreparadas para as mudanças.

Além disso, cerca de 2/3 dos casais costumam ver uma piora de qualidade no relacionamento nos três primeiros anos da criança. Esses são os dados do Instituto de Pesquisa de Relacionamento em Seattle, organização sem fins lucrativos focada no fortalecimento de famílias.

Como conciliar a vida de mãe e esposa

Em primeiro lugar é preciso saber que esse período em que o bebê ocupa toda sua energia física e emocional não dura para sempre. Dentro de suas possibilidades procure tempo para seu parceiro, fazendo pequenas coisas para que ele se sinta cuidado e incluído. Tente encontrar alguns minutos para falar sobre coisas em geral e ser um casal novamente.

Conversar abertamente também é importante. Ambos precisam ser honestos sobre as necessidades, compartilhar o trabalho doméstico e, se necessário, chamar alguém para cuidar do bebê para que possam ter tempo de qualidade juntos – ou seja, sem estar em um estado constante de preocupação ou frustração.

Não é raro que os homens se sintam rejeitados por suas parceiras, tanto física quanto emocionalmente. Para superar isso o diálogo é importante. Lembre-se que há outras maneiras de ser fisicamente íntimo um com o outro se a mulher não está preparada para o sexo: afago, mãos dadas, entre outros.

Certifique-se ainda de perceber o que está dando certo. Todos os novos pais precisam ouvir sobre o que eles estão fazendo certo, lembrando que cada um costuma fazer as coisas a seu modo.

Tenha em mente que o objetivo é uma família feliz e saudável. Acima de tudo, aproveite o tempo em família e também o desenvolvimento do bebê. Acredite, ele vai crescer mais rápido do que você imagina.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!