Exercícios > Fitness

Adeus pneus: exercícios ajudam a eliminar gordura nos flancos

Por Redação Fortíssima 14/12/2015

Se você tem uma protuberância desagradável nos lados do abdômen, saiba que se livrar desses flancos pode ser um desafio. Causados por depósitos de gordura extra sob os oblíquos, só é possível queimá-los e tonificar a região com a estratégia certa. Os segredos estão na dieta saudável e na prática de exercícios de cardio regulares e específicos.

mulher exercitando os flancos

Exercícios físicos são fundamentais para quem quer reduzir a gordura nos flancos. Foto: iStock Getty Images.

Como se forma a gordura nos flancos?

O flanco é a parte carnuda que se localizada entre costelas e quadris. Essa área abriga muitos órgãos, incluindo estômago, intestino delgado e cólon. É conhecida por acumular gordura – que pode ser bastante “teimosa” e complicada de eliminar. Muitos especialistas explicam que essa dificuldade às vezes é efeito da genética.

Segundo eles, certas pessoas são capazes de perder peso nessa área mais lentamente que as demais em razão de sua composição genética. Não bastasse isso, a área dos flancos é concebida de forma diferente se comparada a outras áreas de gordura – naquela há pequenas bolsas de tecido adiposo. A boa notícia é que algumas medidas podem ser tomadas para ajudar nessa missão.

Primeiro de tudo, saiba que é um equívoco pensar que é possível “selecionar” as áreas em que você deseja perder gordura. A perda de gordura ocorre quando você coloca seu corpo em um estado chamado de déficit calórico. Em tese é bastante simples chegar lá: basta que seu gasto calórico seja maior que a ingestão calórica.

Para isso, atenção à dieta e exercício físico regular são fundamentais. Não significa que você necessite cortar tudo da alimentação: basta equilibrá-la. Além disso, diminuir a gordura consumida durante o dia é um grande auxílio.

Um estudo publicado na revista Cell Metabolism indica que a restrição de gordura levou à perda de gordura corporal a uma taxa de 68% mais elevada do que o corte do mesmo número de calorias em carboidratos.

Exercícios ajudam na perda de gordura

Para quem deseja acelerar o processo de déficit calórico, incluir atividades físicas na programação do dia a dia é capaz de ajudar. Há diversas opções, como caminhada, corrida, natação, dança ou qualquer outro exercício cardiovascular. Dê atenção também a exercícios de resistência, já que eles podem construir massa muscular magra e aumentar a taxa metabólica.

Procure não se concentrar apenas no fortalecimento do abdômen. Reserve pelo menos duas sessões semanais para treinamentos de força, buscando trabalhar os principais grupos musculares. Quanto aos exercícios para ajudar na região lateral da área abdominal, tente os seguintes:

  • Torção russa

Sente-se com as pernas dobradas e os pés apoiados. Fique com seu troco a 45° em relação ao chão. Mantenha seus braços na frente de seu peito, contraia os músculos abdominais e vire sua cintura para a direita. Toque o lado direito de seu quadril. Repita para o outro lado.

  • Pranchas laterais

Deite-se de lado e se apoie no chão com seu antebraço direito e a lateral do seu pé direito. Segure essa posição por cinco segundos, abaixe os quadris e repita. Depois, vire para o outro lado e faça novamente.

  • Inclinação lateral

Levante os braços acima da cabeça e fique com os joelhos levemente dobrados, com os pés afastados na largura dos ombros. Leve a cintura para a esquerda e para direita – mas atenção, não vale inclinar-se para frente ou para trás. Faça 10 a 20 repetições de cada lado – caso queira dificultar o movimento, use halteres nas mãos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!