Maquiagem

Bronzer: como tirar proveito desse produto de maquiagem

Por Redação Doutíssima 14/12/2015

O bronzer, ou pó bronzeador, é um cosmético que não pode faltar na nécessaire durante o verão. Ele é essencial para evidenciar alguns pontos do rosto e criar um efeito bronzeado bem iluminado. Uma maquiagem que é a cara da estação. Além disso, o produto pode ser muito versátil e aplicado de maneiras diversas.

bronzer shutterstock doutissima

Bronzer evidencia alguns pontos do rosto e cria um efeito bronzeado. Foto: Shutterstock

Bronzer: como usar?

O primeiro aspecto a ser considerado em relação ao bronzer é a textura do produto. Há versões com partículas marrons e douradas, ideais para quem realmente deseja adicionar brilho à face. Já quem prefere o look mais discreto também tem a possibilidade de optar pela consistência opaca ou matte, que fica mais apagada.

Além da textura do pó bronzeador, outro aspecto que faz toda a diferença é a forma como ele é aplicado no rosto. Veja, abaixo, algumas opções para usufruir do cosmético:

1. Bronzeado natural

No verão, a principal forma de tirar vantagem do bronzer é utilizar o produto para destacar o bronzeado natural. Para isso, basta aplicar, com o auxílio de um pincel, um pouco de pó nas regiões que naturalmente já ficam mais coradas pelo sol: maçãs do rosto, parte de cima do nariz, queixo e centro da testa. Para um efeito natural, aplique com suavidade.

2. Contorno

A maquiagem com bronzer pode, também, criar truques óticos que ajudam a afinar o rosto. Se esse for seu objetivo, a dica é aplicar o produto nas áreas que deseja diminuir: as laterais do nariz, o contorno das bochechas, a parte de cima da testa e a linha do maxilar.

Para isso, use um pó apenas dois tons acima da sua cor e esfume bem para não ficar muito marcado.  

3. Sombra

Apesar de parecer estranho, o bronzer também pode ser usado como sombra. Especialmente os cosméticos com partículas brilhosas, pois ajudam a iluminar as pálpebras.

A dica é usar o produto com um pincel chanfrado e levemente molhado, para garantir uma boa fixação e um brilho que dure a noite inteira.

4. Iluminador

Quando você já estiver mais bronzeada, o pó também pode servir para acentuar a cor não só no rosto, mas também no corpo. Para ter pernas iluminadas como as das modelos, misture o produto com um pouco de hidratante. Em seguida, aplique pelo corpo para conferir o efeito.

Cuidados com o bronzer

O principal critério quando falamos no uso do bronzer é: cuidado para não exagerar. Aquele aspecto muito marcado e marrom, ao invés de valorizar a aparência, garante o efeito contrário. Por isso, independente da forma como for usar o produto, modere na quantidade e aplique com suavidade.

O contorno, especialmente, precisa ser sutil. A ideia é criar um degradê de cores para realçar os pontos corretos da face. Mas conquistar esse efeito nem sempre é fácil. Por isso, a dica é testar a maquiagem em casa antes de investir na técnica para uma festa. Só com prática é possível atingir a perfeição.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!