Motivação

Conheça ações que ajudam a combater a pobreza no Brasil

Por Redação Doutíssima 14/12/2015

A cada 14 de dezembro, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Pobreza no Brasil. A data, criada por lei em 2005 durante o governo Lula, lembra da necessidade de adotar medidas para auxiliar as pessoas sob condições precárias e contribuir para o desenvolvimento do País.

A pobreza extrema no Brasil teve redução de 2,8% em 2014, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

pobreza-no-Brasil-doutissima-istock-getty-images

Sociedade também é responsável pela criação de melhores condições para a população. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com os dados, o índice equivale a quase a terça parte do percentual de pessoas que enfrentavam essa condição em 2004 – ano em que foi iniciado o Programa Bolsa Família. No Brasil, pessoas com renda mensal de até R$ 77 são consideradas extremamente pobres.

Já a taxa de pobreza também foi reduzida nos últimos dez anos. Em 2014, atingiu 7,3% da população, o que significa uma queda de quase 70% em relação a 2004. Embora os números sejam positivos, ainda há muito para conquistar. Para isso, é necessário um esforço conjunto entre os cidadão e o governo.

Como contribuir para a redução da pobreza no Brasil

Se engana quem pensa que o combate à pobreza é preocupação apenas do governo. O fato é que a sociedade também é responsável por reunir esforços para a criação de melhores condições para a população. Para isso, a adoção de pequenas ações no cotidiano é primordial.

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs os 8 Objetivos do Milênio – e o primeiro deles consiste em erradicar a fome e a miséria. Para ajudar na redução da pobreza no Brasil, adotar medidas em relação ao consumo de alimentos é uma alternativa.

Divulgar informações para as pessoas sobre boa alimentação e aproveitar os alimentos ao máximo são situações simples do dia a dia. Em casa, conserve as comidas corretamente, evite o desperdício e eduque os seus filhos a fazer o mesmo. A criação de hortas caseiras também é uma ótima opção.

Além disso, inclua no cotidiano ações que valorizam o desenvolvimento local, como lançar mão do comércio solidário, por exemplo, e contribua para a profissionalização da população. Divulgar vagas de emprego e cursos em murais de escolas e espaços públicos é uma forma de ajudar outras pessoas a arrecadarem renda.

Quando o assunto é pobreza no Brasil, também é essencial fomentar o voluntariado. Que tal atuar como voluntário na sua comunidade? Você pode participar de projetos já existentes de instituições ou atuar de forma independente.

Afinal, diversas ações estão ao alcance dos voluntários: doações de roupas, alimentos, produtos de higiene e uma quantia em dinheiro para abrigos locais são algumas alternativas. A vantagem é que você pode adequar essa ajuda conforme suas condições financeiras.

Ações do governo para erradicar a pobreza

O âmbito político também tem influência no combate à pobreza no Brasil. A adoção de medidas públicas contribuem para a redução da parcela da população que vive em uma situação precária.

Exemplos disso são os programas de assistência oferecidos ao brasileiros. O Bolsa Família, que virou lei em 2004, é um dos mais representativos. Há também o Brasil Sem Miséria e o Brasil Carinhoso, que ajudaram na redução da desigualdade.

A fim de superar a pobreza, outros programas brasileiros contribuíram para melhorar o cenário do País: é o caso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!