Cabelos

Conheça os tipos de cabelo crespo e saiba como cuidá-los

Por Redação Fortíssima 14/12/2015

Não há dúvida que todos os tipos de cabelo crespo ganharam destaque nesse ano. Nas telinhas, musas como Tais Araújo e Débora Nascimento inspiraram o público feminino a deixar a progressiva de lado e assumir o look natural. Na última São Paulo Fashion Week (SPFW), a modelo que atraiu os holofotes foi Ari Westphal, com seu permanente em um corte pixie.

Se você está se juntando ao time das crespas, é importante lembrar que conhecer bem o formato e as características dos seus fios é essencial para saber como tratá-los de maneira correta. Você sabia que os especialistas, inclusive, categorizam os diferentes tipos de cabelo crespo, de acordo com sua textura? Isso facilita os cuidados necessários.

tipos de cabelo crespo-instagram reprodução doutíssima

Cabelos crespos estão em alta, principalmente entre celebridades. Foto: Instagram, Reprodução

Quais são os principais tipos de cabelo crespo?

A divisão entre os tipos de cabelo crespo foi criada pelo hairstylist americano da apresentadora Oprah Winfrey, Andre Walker. Ele dividiu as madeixas em categorias e subcategorias, com o objetivo de facilitar a escolha dos produtos para o tratamento. Descubra, abaixo, em qual delas você se encaixa:

Tipo 2

Nessa categoria, entram os fios que são mais lisos na raiz e ondulados nas pontas. Eles não chegam a formar cachos inteiros, mas já têm a característica de serem mais ressecados no comprimento. Para entender melhor, veja as subcategorias:

2a: raiz lisa, ondas bem abertas no comprimento e sem volume

2b: ondas mais marcadas e com mais volume., mas não chega a formar cachos

2c: ondas mais acentuadas e volumosas, quase formando cachos

Tipo 3

Aqui já entram os cachos bem definidos, densos e volumosos. Consequentemente, os fios tendem a ser mais oleosos na raiz e ressecados nas pontas. Por isso, exigem alguns cuidados aprimorados. Veja as subcategorias:

3a: cachos maiores, em formato espiral. A presença do frizz é significativa

3b: cachos menores e mais grudados uns nos outros, com muito volume

3c: cachos bem pequenos, espessos e grudados, como molas

Tipo 4

Nesta categoria se enquadram os cabelos afro, caracterizados pelos cachos bem finos. Eles têm maior tendência ao ressecamento, mas quando bem tratados podem formar um black power lindo. Conheça as subcategorias:

4a: cachos muito pequenos e que não podem ser penteados, pois nesse caso perdem a forma e ganham um volume muito grande

4b: cachos ainda menores, com espirais que parecem inseparáveis. Demandam cuidados aprimorados com o ressecamento

4c: cachos quase imperceptíveis, que crescem para cima e com volume. Ideais para um visual black power

Cuidados com as madeixas crespas

No dia a dia, os cabelos ondulados e crespos exigem atenção. O principal cuidado que se deve manter é hidratar as pontas, para que não fiquem ressecadas, e tratar a raiz com cosméticos adequados, para não deixá-la oleosa. Especialmente nas madeixas classificadas como tipo 3 ou 4.

Para evitar o ressecamento natural, as mulheres com fios ondulados tipo 3 podem optar pela técnica de low-poo ou no-poo, que consistem em reduzir ou eliminar completamente o uso de shampoo na lavagem. Já quem têm fios classificados no tipo 4 precisa aderir às umectações ou hidratações nos cachos, para evitar o aspecto quebradiço.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!