Sexualidade

Falta de tesão: veja como encarar os inimigos da vida sexual

Por Redação Doutíssima 14/12/2015

As pessoas normalmente têm diferentes graus de apetite sexual. Não há uma média padrão, mas a falta de tesão pode ser algo grave quando diminui a qualidade de vida da pessoa ou cria disparidade entre os parceiros. Por isso, antes que ela se torne um problema é preciso identificar suas causas e procurar resolvê-la.

falta-de-tesao-doutissima-istock-getty-images

Antes que a falta de tesão se torne problema é preciso identificar as causas e procurar resolvê-las. Foto: iStock, Getty Images

Falta de tesão pode ter várias causas

A falta de tesão é capaz de ter causas médicas, psicológicas ou emocionais. Embora seja um tipo de disfunção sexual que também afeta os homens, ela é mais comum em mulheres. De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Medical Association, até 43% das mulheres relatam tê-la e a queixa mais comum é a diminuição do apetite sexual.

Pesquisadores já realizaram dezenas de estudos para identificar o porquê isso acontece. Confira abaixo os cinco principais inimigos da falta de desejo.

– Dispareunia

Muitas pesquisas têm explorado a relação entre sexo e dor em mulheres. Publicado no The Journal of Neuroscience, uma pesquisa descobriu que ratas fêmeas que sentem dor são menos motivadas a ter sexo do que as que não sentem esse incômodo – e que o mesmo não ocorre com ratos do sexo masculino.

– Pílula

Mulheres que usam contraceptivos hormonais são mais propensas a ter desejo sexual diminuído do que as mulheres que não os utilizam. É o que indica um estudo publicado em 2010 no Journal of Sexual Medicine.

– Testosterona

Associado mais à virilidade masculina, esse hormônio também está presente nas mulheres. E de acordo com um estudo publicado em 2012 na revista Archives of Sexual Behavior, há uma ligação entre níveis mais elevados dele e a diminuição do apetite nelas.

– Relacionamento longo

Segundo um estudo publicado em 2012 no Journal of Sex & Marital Therapy, o desejo sexual das mulheres é capaz de diminuir quando elas estão em um relacionamento de longo prazo.

– Estresse

Esse vale para os homens. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Nervous and Mental Disease, o estresse tem efeito direto sobre os problemas sexuais. É que ele pode afetar os níveis hormonais do homem e fazer suas artérias se estreitarem, restringindo o fluxo de sangue com potencial para provocar disfunção erétil.

Superar problemas é importante

Quando existe falta de tesão no relacionamento, é fundamental descobrir as causas. Isso porque o sexo é muito importante dentro de uma relação e também para a saúde de homens e mulheres. Um estudo no American Journal of Cardiology sugere que homens que fazem sexo duas vezes por semana têm risco menor de doença cardiovascular do que os que têm sexo em menor frequência.

Uma pesquisa da Universidade do Oeste da Escócia também mostra que o sexo é positivo. Como exercício físico que é, ele é capaz de melhorar a ansiedade, reduzir os hormônios do estresse e ajudar pessoas a lidar com a pressão mental.

Não bastasse isso, um estudo irlandês publicado no British Medical Journal em 1997 concluiu que o sexo é capaz de reduzir até mesmo a mortalidade masculina. Para chegar a essa conclusão os pesquisadores acompanharam a taxa de mortalidade de mil homens de meia idade ao longo de uma década – e concluíram que a atividade sexual pode ter um efeito protetor sobre a saúde.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!