Clínica Geral

TSH: entenda a função do hormônio estimulante da tireoide

Por Redação Fortíssima 14/12/2015

Você sabe o que é TSH e qual o papel que ele desenvolve no organismo? Trata-se do hormônio estimulante da tireóide, glândula localizada na base do pescoço. No corpo, desempenha uma função importante: induzir a produção de outros hormônios essenciais para o corpo, o T3 e o T4.

Devido ao papel dele no organismo, o TSH tem relação com o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. Se não estiver presente em um nível adequado, esses problemas podem surgir. Mas, afinal, como ele desempenha sua função?

TSH-doutissima-istock-getty-images

TSH tem relação com o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. Foto: iStock, Getty Images

Conheça o TSH

O hormônio estimulante da tireóide é produzido pela hipófise, uma glândula que fica na base do cérebro. O TSH é responsável por enviar estímulos para a tireoide, para que ela produza tri-idotironina (T3) e tiroxina (T4) na medida adequada para regular o metabolismo do corpo.

Para que o metabolismo do corpo encontre um balanço, a proporção adequada de T3 e T4 é primordial. Em pessoas com a tireoide regulada, quando esses hormônios apresentam excessos ou insuficiências, o TSH estimula a tireoide para que ela aumente ou diminua sua produção, a fim de que os níveis de hormônios permaneçam adequados.

Quando esses hormônios estão escassos no organismo, a hipófise aumenta a secreção de TSH para, consequentemente, aumentar a produção de hormônios pela tireoide. Quando os níveis voltam a ser adequados, o TSH diminui para reduzir o T3 e T4.

Por isso, o TSH deve estar presente no organismo em uma proporção inadequada, para evitar a produção de T3 e T4 em excesso ou de forma insuficiente. Esses hormônios entram na corrente sanguínea para regular as células do organismo. Quando seus níveis estão inadequados, a consequência pode ser um metabolismo acelerado ou lento.

Isso leva a níveis desregulados de hormônios, resultando no hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios) ou hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios).

Exame de TSH

Quando a tireoide funciona de forma inadequada – muito lenta ou acelerada – a hipófise passa a regular os níveis de TSH para aumentar ou reduzir a produção de T3 e T4. A partir disso, podem ocorrer casos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

É por isso que o diagnóstico desses problemas pode ser feito por meio de exames que dosam os níveis de hormônios no organismo – um deles referente ao TSH. Se o hormônio estimulante da tireoide estiver concentrado de maneira inadequada, pode ser um sinal de que a tireoide não está funcionando bem. O exame é feito a partir da coleta de sangue.

Se a partir dos resultados do exame de TSH e outros procedimentos que venham a ser necessários forem identificados hipertireoidismo ou hipotireoidismo, é hora de partir para o tratamento. Os métodos utilizados para tratar variam conforme as causas e gravidades dos sintomas do problema na tireóide.

No caso de hipertireoidismo, algumas opções incluem uso de medicamentos antitireoidianos, iodo radioativo, beta-bloqueadores e, em alguns casos, cirurgia. Já para o hipotireoidismo, o tratamento consiste no uso diário de levotiroxina, versão sintética do hormônio tiroxina (T4).

O acompanhamento médico é fundamental para determinar o tipo de tratamento que deve ser feito, além do diagnóstico correto de problemas da tireoide.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!