Qualidade de vida

Instalação de luzes pisca-pisca na decoração exige cuidados

Por Redação Fortíssima 15/12/2015

A tradicional decoração natalina não precisa estar somente na montagem da árvore de Natal.  Portas, janelas e plantas do jardim podem ser iluminadas para garantir a magia do momento. Com as festas cada vez mais próximas, a segurança na instalação das luzes pisca-pisca deve ser incluída na preocupação com o visual da casa.

Entretanto, é preciso instalar os fios no local correto e, principalmente, cuidar do isolamento das tomadas. Tais precauções devem ser levadas em consideração uma vez que as lâmpadas podem estar vulneráveis à chuva e ao vento. Veja como garantir uma decoração natalina cheia de luz e segura.

egurança na instalação das luzes pisca-pisca deve ser incluída na preocupação

Segurança na instalação das luzes pisca-pisca deve estar entre as preocupações. Foto: iStock, Getty Images

Escolha das luzes pisca-pisca

O modelo mais comum das luzinhas de Natal encontrado no mercado é o do tipo incandescente, que consome entre 1 watt e 5 watts. Ou seja, um conjunto de 100 pequenas lâmpadas tem uma potência equivalente a 100 W. Outra alternativa para quem deseja reduzir o consumo elétrico são os enfeites luminosos de LEDs (Light Emitting Diode).

Apesar de custar um pouco mais ao bolso, seu brilho é mais intenso, a vida útil é maior e esquentam pouco quando comparadas às lâmpadas convencionais, o que diminui o risco do calor incendiar algo. Além disso, consomem menos energia.

Além disso, procure adquirir produtos em lojas especializadas em equipamentos elétricos ou em materiais de festas. Observe os rótulos e escolha itens aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), e que contenham instruções de uso, com orientação para cada tipo de ambiente.

Garanta segurança em 10 passos

Após garantir um bom material para decorar sua casa, siga 10 passos que podem ajudar  a manter a sua segurança e da sua família.

1.Nunca manuseie as luzes pisca-pisca com as mãos ou pés molhados.

2.Durante a instalação, não suba em estruturas metálicas para evitar choques.

3.Se houver instalação elétrica externa, não a faça diretamente ligada à fiação da rede de distribuição. Oscilações elétricas podem ocorrer e iniciar incêndios. As ligações devem ser feitas sempre após o medidor de serviço, onde há proteção de disjuntores ou fusíveis.

4.Use fita isolante para proteger as emendas de fiação da corrente elétrica. Não utilize fita adesiva plástica, fita crepe ou variantes, pois favorecem a passagem de corrente elétrica.

5.Para prender os fios na árvore, janelas ou porta, utilize braçadeiras transparentes e de plástico. Em ambientes externos, use as fitas isolantes.

6.Não utilize várias ligações em uma mesma tomada com o benjamin. A sobrecarga pode provocar o aquecimento e o curto circuito.

7.Deixe as luzes acesas somente quando houver alguém em casa. Se você sair ou for dormir, é melhor verificar se as luzes pisca-pisca estão desligadas, principalmente as que enfeitam jardins e árvores.

8.Nunca deixe a instalação em local sujeito a alagamentos, principalmente na parte externa.

9.A fiação deve sempre estar fora do alcance das crianças, assim como a tomada deve ser protegida.  

10.Posicione a árvore de Natal em local estável e seguro. Crianças e até mesmo os animais de estimação podem bater no objeto, causar tombamentos e sofrer choques elétricos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!