Motivação

Novo ano: confira como planejar as suas metas para 2016

Por Redação Fortíssima 15/12/2015

O ano de 2015 está com os dias contados. E, nessa fase final, é normal refletir sobre as conquistas e o que se deixou de realizar. É hora de traçar as metas para 2016, com foco no que ficou por fazer e o desejo de ultrapassar obstáculos.

Você sabe como vai planejar o próximo ano? Confira dicas para concretizar seus sonhos e manter a disposição durante os 365 dias.

metas-para-2016-doutissima-istock-getty-images

Nessa época, é normal refletir sobre as conquistas e o que se deixou de realizar. Foto: iStock, Getty Images

Como planejar metas para 2016

Para Ludmilla Torres, partner da Sociedade Brasileira de Coaching, tudo o que você quer ser, fazer e ter, em todos os aspectos da sua vida, depende de uma boa formulação de objetivos e metas.

“Esse é o primeiro passo para o sucesso e uma ótima alternativa para transformar seus sonhos em realidade. O objetivo é a descrição daquilo que se pretende conseguir e a meta é a segmentação do objetivo, um marco que você precisa alcançar para chegar lá”, explica.

É comum que as pessoas reclamem por não ter tempo suficiente para fazer aquilo que gostariam. A profissional afirma que isso acontece pela falta de clareza ou pela ausência da persistência.

Por tais razões é importante que o objetivo esteja claramente definido, mensurável, realista e com prazo determinado, destaca Ludmilla. E para que você alcance o que almeja em 2016 é preciso ter em mente o planejamento.

“Fazer uma lista de prioridades das diversas áreas da sua vida, como saúde, profissional, pessoal, acadêmica, é fundamental. Defina as prioridades. Após, trace as metas que você precisa alcançar para atingir seus objetivos e desenvolva um plano de ação com cronograma”, aconselha.

Além disso, a profissional orienta que você deva verificar e monitorar os seus resultados para saber se está no caminho certo e que tudo está como o planejado. Veja a seguir como usar as metas para 2016 a favor dos seus objetivos.

Realize seus objetivos

De acordo com Ludmilla, a vantagem de listar metas para atingir objetivos é de saber o caminho a ser percorrido para a realização. “Para manter o foco e motivação durante os 12 meses do ano, é importante criar uma rotina diária. Reserve um tempo para ficar sozinho todos os dias para reflexão”, sugere.

“Dê um feedback a você mesmo sobre o modo de como está trabalhando suas metas e objetivos. Sem esse acompanhamento é muito fácil perder o foco e a motivação. Não saiu como planejado? Mude a estratégia”, ressalta.

A profissional diz que é preciso cumprir o que você se dispôs, além de evitar distrações. Para a partner, é necessário ter positividade, aprender com os erros, ter a ajuda de amigos e familiares quando não conseguir realizar algo sozinho.

“Cerque-se de pessoas positivas e evite aquelas que só reclamam. Tenha em mente que ninguém é perfeito e prepare-se para os imprevistos e adversidades”, alerta.

Ludmilla coloca que é a pessoa precisa ser realista e madura. E a mais importante: que celebre cada vitória. “Saia para jantar, se dê um presente ou faça algo que marque esse momento de conquista. E depois de celebrar o objetivo alcançado, estabeleça outro. Uma vida sem objetivo, é uma vida sem propósito”, salienta.

E lembre-se, o Réveillon de 2017 também vai chegar. As celebrações vão acontecer da mesma forma de sempre. Fogos, abraços, desejos e esperança. Segundo Ludmilla, o que fará a diferença no seu ano novo serão seus sonhos realizados, porque isso o deixará mais confiante e motivado para traçar novas metas.
“A conquista é um forte motivador que não existe sem desafios. E assim entramos num emocionante e divertido círculo vicioso. Quanto mais realizamos, mais queremos realizar”, pontua.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!