Qualidade de vida

Aprenda a organizar as finanças para os gastos de fim de ano

Por Redação Fortíssima 16/12/2015

Apesar do 13° salário aumentar a renda do mês de dezembro, os gastos de fim de ano rapidamente podem fazer o dinheiro sumir e até mesmo faltar. Veja como diminuir o consumismo da época e começar 2016 sem novas dívidas.

gastos-de-fim-de-ano-doutissima-istock-getty-images

Uma dica para economizar nessa época é planejar quem você quer presentear. Foto: iStock, Getty Images

Fuja do consumismo

Segundo Renata Nunes, partner da Sociedade Brasileira de Coaching, para não cair na tentação dos gastos de fim de ano, é recomendável que as pessoas tenham um grande objetivo em mente, saibam onde querem chega. Assim pode ficar fácil sempre ponderar se aquele gasto está alinhado ou não com onde se quer chegar.

Outra dica da profissional é planejar quem você quer presentear, o motivo de agradar esta pessoa, o que se ganha e o que se perde presenteando ou não. Selecione as mais especiais e para essas compre um presente. Para as demais, invista na “lembrancinha” simbólica que demonstra o seu carinho.

Além disso, Renata afirma que é necessário saber onde você irá passar as festas, seja em casa ou não, se terão convidados, se será uma ceia compartilhada e como será a divisão dos gastos.

Com a lista pronta, a partner explica que é hora de organizar os recursos, colocar em um papel todos os ganhos, como renda fixa, 13º salário, bonificações e férias. Em seguida, listar as despesas e verificar se há pendências financeiras.

Desse modo, fica claro saber quanto será possível reservar para os gastos de fim de ano sem se endividar. “Sabendo o quanto temos para gastar, é hora de dividir o quanto será destinado aos presentes e às festas”, diz.

Após realizada esta divisão, você precisa definir um teto destinado a cada um dos presenteados e dividir de acordo com a lista de presenteados. “Isso vai ajudar a não gastar além do que você havia planejado”, aconselha.

Dicas para minimizar os gastos de fim de ano

Apesar de planejar e tentar conter o consumismo da época de festas, alguns gastos são inevitáveis. Confira a seguir 5 dicas para minimizar as despesas e evitar as dívidas.

Pesquise e compare preços

Renata destaca que a falta de tempo não deve ser desculpa. “ A internet está aí para facilitar nossas vidas e também para nos ajudar a economizar. Então, antes de comprar qualquer coisa, faça uma pesquisa em sites comparadores de preço para encontrar o melhor negócio.”, comenta.

Peça desconto, pechinche e compre à vista

A profissional ressalta que pedir desconto não é motivo para vergonha. “Quem tem paciência e disciplina para guardar dinheiro e realizar suas compras à vista pode ser premiado com um bom desconto”, coloca.

De acordo com Renata, muitas lojas costumam dar 10% de desconto, ou até mais, para quem paga tudo na hora. “Caso não seja possível quitar o valor de uma só vez, preste atenção nas condições de parcelamento, nos juros e registre todas as compras feitas e o número de parcelas que deverão ser debitadas em cada mês”, fala.

Não deixe as compras para a última hora

Renata lembra que, geralmente, quem compra com pressa acaba gastando mais ou até pagando um valor mais alto por um produto que normalmente custaria muito menos, afinal, na hora da pressa você não tem muita escolha. Não deixe as compras para dois ou três dias antes do Natal.

Planeje e prepare a ceia sem gastar muito

Organizar uma boa ceia não exige gastos extravagantes. A partner aconselha a fazer uma lista com o que será preciso, pensando na quantidade de pessoas que irão participar da festa.

“Ao escolher as frutas para a ceia, prefira as nacionais e da estação, pois são mais baratas e agradam todo tipo de paladar. Evite os importados, ainda mais este ano com o dólar alto”, destaca.

Exija seus direitos de consumidor

A profissional afirma que é preciso exigir nota fiscal em todos os lugares. Se for adquirir algo online não deixe de pesquisar se o site é confiável.

“Se a compra for pela internet, salve todas as operações e busque informações sobre a empresa, como CNPJ, razão social, endereço físico e telefone”, orienta.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!