Dica do Nutricionista > Nutrição

Conheça as vantagens e desvantagens da água com gás

Por Redação Doutíssima 16/12/2015

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre benefícios e desvantagens da água com gás. O fato é que o consumo no dia a dia ainda gera dúvidas e confusões. Mas, afinal, o que é verdade e quais aspectos não passam de mito em relação à bebida?

A água com gás passa por um processo industrial em que o oxigênio presente na bebida é retirado para, depois, ser acrescentado o gás carbônico. É o mesmo processo inicial dos refrigerantes, mas sem a adição dos açúcares e conservantes. Portanto, a água gaseificada, que também não tem calorias, é uma opção saudável.

agua-com-gas-doutissima-istock-getty-images

Gás carbônico inserido na água auxilia no processo de digestão. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da água com gás

Uma das principais reclamações de pessoas que não hidratam o corpo durante o dia é o fato de não gostarem de consumir água. Nesse caso, a água com gás pode ser uma alternativa para quem prefere um sabor diferente.

“A água com gás hidrata o organismo tanto quanto a sem gás. É uma boa opção para quem não costuma ou não gosta de beber água a fim de substituir os refrigerantes e sucos ricos em açúcares, conservantes e calorias”, esclarece a nutricionista clínica e estética Juliana Marion.

Portanto, a água sem gás pode ser consumida sem medo, já que os benefícios que ela proporciona ao corpo são os mesmos em relação à natural. A vantagem é que ela tem uma sensação mais refrescante, principalmente nos dias de verão, devido à presença do gás.

Outro benefício da bebida, de acordo com Juliana, é que o gás carbônico inserido nela auxilia no processo de digestão. Para quem come em excesso, mais um ponto positivo da água gaseificada: segundo uma pesquisa da Universidade de Hyogo, no Japão, ela dilata o estômago rapidamente, contribuindo para a sensação de saciedade. Por isso, pode ser uma aliada da dieta.

Além disso, é uma ótima opção antes de apreciar o café e o vinho. Sabe por que geralmente eles vêm acompanhados de um copo de água com gás? Trata-se da capacidade que ela tem de limpar as papilas gustativas, o que significa que o sabor dessas bebidas se torna acentuado.

Cuidados com o consumo

Como você pode ver, a água com gás é uma ótima alternativa para hidratar o corpo. Entretanto, ela não pode ser consumida direto. É o que afirma Juliana: “O excesso pode machucar ou irritar a muscosa do estômago e do intestino. Pessoas com problemas gastrintestinais devem beber com cautela”, alerta sobre a desvantagem.

Nesse caso, uma boa opção é alternar o consumo da água gaseificada com a natural e outros líquidos durante o dia – mas lembrando de evitar os refrigerantes.

Quanto ao consumo de água com gás aromatizada, o ideal é consumir aquelas que não contêm açúcares na composição para manter os benefícios à saúde.

Tipos de água

Se você não consome água o suficiente para hidratar o corpo durante o dia, então é melhor tentar dar início a esse hábito. O ideal para o organismo é a ingestão de dois litros por dia – quantidade que deve ser ainda maior para os idosos e quem pratica atividades físicas.

A boa notícia é que há diferentes tipos de água que você pode consumir no cotidiano. A mineral é indicada após exercícios físicos, a fim de repor os minerais perdidos pela transpiração. No rótulo, prefira as bebidas com menor índice de sódio.

Outra opção é a água natural, retirada da fonte. A bebida não passa por modificações, apenas é desinfetada para o consumo.

Há também as águas termal e destilada, mas, geralmente, são usadas para fins medicinais – o recomendado é buscar orientação antes de optar pelo consumo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!