Motivação

Mandingas: conheça curiosidades e ritos para a virada de ano

Por Redação Fortíssima 16/12/2015

Para muitos, o Ano Novo é visto como um rito de passagem. Por isso, várias superstições e mandingas são feitas na virada para aumentar a sorte nessa nova etapa da vida. Embora elas variem de pessoa para pessoa e local para local, esses ritos costumam ter a mesma finalidade: preparar o indivíduo para essa nova fase da vida.

mandingas istock getty images doutíssima

Superstições e mandingas são feitas para garantir boa sorte no ano que se inicia. Foto: iStock, Getty Images

De onde surgiram as superstições de Ano Novo?

Celebrar o primeiro dia do ano não é um fenômeno relativamente novo. Acredita-se que a mais antiga gravação de uma comemoração nesse sentido é de 2.000 aC, na Mesopotâmia.

Além disso, diversas outras datas ligadas às estações também foram usadas por várias culturas antigas para marcar passagem. Egípcios, fenícios e persas começavam seu novo ano com o equinócio de outono, enquanto gregos celebravam-no no solstício de inverno.

Foi apenas em 1582 que o calendário gregoriano revelou o 1º de janeiro como dia de Ano Novo. A partir daí surgiram várias superstições e mandingas para garantir boa sorte na próxima etapa que está se iniciando.

Talvez você não acredite muito nelas, mas é possível que possam realmente melhorar o desempenho em determinadas situações. É o que uma equipe de psicólogos da Universidade de Colônia, Alemanha, indica em um estudo publicado na revista Psychological Science.

Para chegar a essa conclusão eles realizaram uma série de experimentos. Foram empregadas tarefas envolvendo memória e habilidades motoras e, a partir daí, estudado o efeito do comportamento e das superstições em estudantes universitários. Pois os resultados mostraram que essas crenças supersticiosas são capazes de aumentar a confiança dos indivíduos em suas próprias habilidades e talentos.

Mandingas e superstições para o Réveillon

A véspera de Ano Novo é comemorada com diferentes rituais ao redor do mundo – todos visando boa sorte e prosperidade. Cada país tem suas próprias superstições e tradições personalizadas – sobretudo quanto a alimentos, roupas para data e hábitos de decoração da casa.

Os espanhóis costumam comer 12 grãos de uvas exatamente à meia-noite, justamente para garantir a felicidade em todos os 12 meses do ano que se inicia. Por outro lado, os americanos têm como superstição dar um beijo justamente à meia-noite. E no Brasil?

Aqui também há várias superstições para o rito de passagem. Confira algumas delas:

Roupa nova

As pessoas acreditam que devem usar roupas novas e que o significado disso é que receberiam mais delas ao longo do ano. Isso inclui roupa íntima, que deve acompanhar cores conforme seus desejos: vermelho para o amor, amarelo para o dinheiro ou branco para a paz.

Comer lentilhas

Esse grão é amplamente utilizado em todo o tipo de ritual na América Latina e seu objetivo é a abundância econômica. As pessoas acreditam que comer lentilhas no último dia do ano ou uma colher imediatamente no início do novo ano garante que o próximo será preenchido com riquezas.

Oferendas

Na véspera de Ano Novo os adoradores de Iemanjá celebram o dia com flores e barcos, lançados ao oceano em troca de bênçãos para o ano vindouro.

Romã

Acredita-se que comer romã traz riqueza. É preciso comer sete sementes pequenas, e mantê-las na carteira durante a virada do ano.

Não ao frango

Para muitas pessoas comer aves como peru ou frango indicam regressão, já que elas têm capacidade de andar para trás. Por isso devem ser evitadas nessa data.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!