Dieta

Veja como tirar proveito de 5 suplementos para perder peso

Por Redação Fortíssima 16/12/2015

O número de pessoas com excesso de peso no Brasil alcançou a taxa de 52,5% e 17,9% da população está obesa, segundo levantamento divulgado em 2014, pela Vigitel, ligada ao Ministério da Saúde. Emagrecer está muito além do benefício estético, se tornou questão de saúde e os suplementos para perder peso se mostram como uma alternativa que contribuem para essa missão.

suplementos-para-perder-peso-doutissima-istock-getty-images

Suplementos devem ser indicados por nutricionista de acordo com a necessidade do paciente. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados necessários na hora de investir em suplementos

Especialistas apontam que a suplementação sem orientação médica pode sobrecarregar os órgãos, como rins e fígado. Os suplementos devem ser indicados por nutricionista de acordo com a necessidade do paciente, pois assim é possível ficar por dentro das contraindicações e dos efeitos colaterais.

O suplemento alimentar para perder peso, como o próprio nome já indica, é um complemento da dieta alimentar que fornece fibras, vitaminas e minerais, ou seja, não deve substituir as suas refeições. O uso incorreto desse produto pode causar insuficiência renal e aumento de colesterol.

No momento da compra desses produtos, fique atento aos rótulos e só compre suplementos que tenham o selo do Ministério da Saúde.

5 suplementos para perder peso

Suplementos para perder peso nada mais são do que produtos que possuem nutrientes e fibras capazes de nutrir o corpo, dar saciedade e contribuir para o emagrecimento do indivíduo. Veja algumas opções:

  1. Batata-doce

Um estudo realizado, em 2011, pela Pulsan National University, na Coreia do Sul, mostrou que a batata-doce tem efeito antilipogênico e anti-inflamatório que diminuem a formação de adipócito. Os adipócitos são células que armazenam gorduras.

Esse alimento também aumenta a sensação de saciedade já que a sua digestão é lenta, com isso a liberação da glicose na corrente sanguínea é feita de forma gradual.

2. BCAA – 2:1:1 (ou Branch Chain Amino Acids)

Esse suplemento tem os aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina) para o bom funcionamento do metabolismo. O BCAA apresenta em sua composição poucas calorias e contribui para o ganho muscular. Dessa forma faz com que o gasto diário de energia seja maior ajudando na diminuição de medidas corporais.

3. Whey Isolate

Esse suplemento tem em sua composição uma taxa maior de proteínas e quantia reduzida de carboidratos e gordura. Com isso, ajuda a redução de percentagem de gordura corporal.

4. Cafeína

De acordo com um estudo publicado em 2014 na revista Nutrition Reviews da Oxford University, a cafeína melhora o desempenho em atividades esportivas.

Em 2013, outra pesquisa publicada na revista PLoS One detectou que o consumo de café puro uma hora antes dos exercícios está associado ao aumento de 5% na performance quando comparado ao consumo de produtos descafeinados e placebo.

5. Ômega-3

O ômega-3 está relacionado ao controle de apetite, já que regula o hormônio chamado leptina. E é o ômega-3 que ativa a proteína PPAR-gama, uma substância anti-inflamatória que melhora a ação da insulina no organismo. A insulina contribui para a perda de peso, pois está diretamente ligada a glicose.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!