Psicologia

Aproveite o espírito natalino para aprender a perdoar

Por Redação Doutíssima 17/12/2015

O espírito natalino geralmente está atrelado à união entre familiares e amigos. Nessa época, é comum que as pessoas aproveitem para se reconciliar, deixando os problemas das relações para trás. Para isso, muitas vezes, é primordial aprender a perdoar os outros. Embora isso seja difícil, dependendo da situação, o Natal é uma boa oportunidade para tentar.

Então, como aprender a perdoar e ficar em harmonia com as pessoas? “Aproveitando o espírito natalino por meio do quanto a cultura proporciona encontros, festas, momentos em família destinados a reparar relações e ficar próximo das pessoas”, explica Jean Rolla Camerini, psicóloga especialista em terapia cognitiva comportamental.

aprender a perdoar istock getty images doutíssima

Quando alguém perdoa, é um momento em que consegue aceitar algo que aconteceu. Foto: iStock, Getty Images

Natal é momento para reconciliação

O Natal proporciona um espírito de renovação. É o que explica a psicóloga: “É um momento em que as pessoas estão mais voltadas ao amor, às relações positivas e à questão do perdão. O espírito natalino traz tudo isso”, afirma. Segundo ela, trata-se de um momento de renascimento das relações, em que as mágoas e desentendimentos são deixados para trás.

Entretanto, isso sempre é possível? O fato é que, conforme a ocasião, aprender a perdoar é difícil. “O espírito natalino traz a exigência do quanto temos que perdoar. Por um lado, é muito bom, mas por outro, é uma pressão da própria sociedade e da religião”, explica a psicóloga. Jean menciona que, às vezes, há emoções adequadas, dependendo da situação.

Como aprender a perdoar

Engana-se quem pensa que o perdão é bom apenas para a pessoa perdoada. O fato é que quem o concede também desfruta dos benefícios. Segundo Jean, quando alguém perdoa, é um momento em que consegue aceitar algo que aconteceu e viver com aquilo de uma forma um pouco melhor.

“Isso não quer dizer que a pessoa esquece ou concorda, apenas que aceita para viver melhor”, esclarece a psicóloga. De acordo com ela, o perdão pode trazer certa tranquilidade, pois o sentimento de mágoa melhora. “É um momento em que você transforma aquilo que estava sentindo antes, a raiva e a decepção. O maior benefício é para quem, de fato, perdoa”.

Entretanto, para conseguir conviver melhor, é fundamental perdoar de verdade. Quando isso não acontece, os resultados podem ser ruins.

“Se a pessoa não entender, de fato, o perdão, é como se estivesse passando por cima dela para poder perdoar, passando por cima de seus valores e respeito a ela mesma. O perdão deve ser puro e verdadeiro para trazer benefícios para as duas pessoas”, relata a psicóloga.

Dependendo da situação, também é possível deixar as mágoas para trás. Para isso, em alguns momentos, pode ser necessária uma troca, em que a pessoa que perdoou busca algo que a outra possa fazer a fim de proporcionar uma sensação de conforto maior. “É muito bom ter algo para que o indivíduo sinta que o outro quer ser perdoado”, explica Jean.

Segundo ela, isso deve ser pensado em conjunto entre as pessoas envolvidas no relacionamento, mas deve ser feito com bom senso, com coisas que fazem sentido em relação ao que ocorreu.

Entretanto, essa troca nem sempre é necessária, pois a pessoa pode trabalhar o sentimento de mágoa sozinha, conforme a ocasião, para aceitar os acontecimentos.

“Temos emoções a vida inteira e todas são necessárias, sejam elas agradáveis ou não. Nunca vamos nos livrar daquelas desagradáveis, como as tristezas e as decepções, mas podemos aprender a lidar com elas e tolerá-las. Fugir não é a melhor forma”, salienta a psicóloga.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!