Motivação

Fique atento aos cuidados na hora de fazer compras online

Por Redação Fortíssima 17/12/2015

Dos ingressos para cinema e shows às compras no supermercado, a internet modificou a forma pela qual as pessoas consumem produtos e serviços. As compras online são convenientes porque você pode fazê-las sem sair de casa e a qualquer momento, permitindo ainda comparar preços em diversos sites. Para evitar dores de cabeça, é preciso usar essa facilidade com segurança.

compras-online-doutissima-istock-getty-images

Estar seguro enquanto você está comprando online é fundamental. Foto: iStock, Getty Images

Riscos de comprar pela internet

Embora seja uma opção cômoda e muitas vezes mais barata, comprar pela internet pode ter seus riscos. Há um grande número de sites de golpes, principalmente aqueles que se assemelham a empresas de comércio eletrônico tradicionalmente conhecidas – criados exclusivamente para coletar seus dados bancários.

No mundo virtual, muitas vezes é difícil distinguir varejistas respeitáveis de criminosos, já que praticamente qualquer pessoa é capaz de criar um website fraudulento que pareça um negócio legítimo. Além disso, ao acessar esses locais é possível que você inadvertidamente baixe spywares para o computador – que dá acesso a senhas e informações, e facilita para hackers que atuam para colher informações de pagamento.

Os produtos falsificados são um problema também. Uma pesquisa feita com quase 3,5 mil adultos pela empresa de proteção MarkMonitor indica que 70% deles não estaria disposta a comprar um produto falsificado, mas que 25% era propensa a aceitar ofertas duvidosas – incluindo eletrônicos, bolsas e relógios.

Todos esses problemas não significam que você deve parar de comprar online. Pelo contrário, há maneiras de se proteger e usufruir de todas as facilidades do comércio eletrônico com segurança.

Como fazer compras online com segurança

Estar seguro enquanto você está comprando online é fundamental. Confira as dicas abaixo:

  • Use sites seguros

Antes de digitar os detalhes do cartão em um site, verifique se ele é seguro. Busque um símbolo de cadeado pequeno na barra de endereços. Além disso, confirma se o endereço da web começa com “https://” ao invés de “http://” – parece pouco, mas o “s” significa seguro.

  • Verifique se o site é confiável

Desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Preços surreais podem indicar que os itens vendidos são ilegais ou falsificados. Caso não esteja familiarizado com o site, pergunte a colegas, amigos ou familiares se eles já o utilizaram. Além disso, é possível fazer uma pesquisa na internet para ver se essa loja é mencionada favoravelmente em sites nos quais você confia.

  • Mantenha o computador atualizado e protegido

Em compras online diversas informações pessoais são transferidas. Antes de começar a fazê-las, certifique-se de deixar seu computador seguro, ou seja, atualizado e equipado com um bom programa antivírus.

  • Evite links em e-mails e anúncios

Você acaba de receber por e-mail uma oferta imperdível? Nesses casos tenha cuidado redobrado. Os e-mails e anúncios com ofertas e grandes descontos são uma ferramenta amplamente utilizada por cybercriminosos.

  • Verifique periodicamente suas transações de cartão de crédito

Em regras quando você compra online paga as transações com cartão de crédito. Vale a pena consultar periodicamente as cobranças lançadas na fatura do seu cartão e controlá-las. Em caso de atividades suspeitas, entre em contato imediatamente com seu banco para tomar as devidas providências.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!