Motivação

Guarapari: águas calmas e transparentes atraem turistas

Por Redação Fortíssima 17/12/2015

O verão está chegando e quem pretende viajar já deve começar o planejamento. Se você está em busca de um destino brasileiro com praias paradisíacas, atividades ligadas à natureza e uma boa comida, Guarapari, no Espírito Santo, deve estar na sua lista de prioridades.
A cidade é o principal destino turístico do Estado e reúne atrações para todos os gostos, seja para relaxar ou curtir o agito. Afinal, são mais de 30 praias, parques e locais históricos.

Guarapari-doutissima-wikimedia-commons-LeonardoG


Guarapari é o principal destino turístico do ES e reúne atrações para todos os gostos. Foto: Wikimedia/Commons/Leonardo

O que fazer em Guarapari

A cada dia, é possível conhecer uma praia diferente. Quem gosta de apreciar um tempo com a família pode visitar Bacutia, onde há costões de pedra e a água é calma, ideal para as crianças se divertirem.

A praia é urbanizada, possui calçadão e ainda é cercada por belos coqueiros. Ótima opção para quem quer descansar.

Se o seu objetivo é relaxar, não deixe de conhecer também a Praia dos Padres, uma área pequena com água tranquila e muito contato com a natureza.

Para quem prefere o agito, há inúmeros locais para apreciar. Uma das praias mais movimentadas de Guarapari, Castanheiras possui areia monazítica (com concentração de minerais pesados) e água cristalina.

Outra opção é Meaípe, com ondas calmas, pedras e areia claras. Esse destino fica bastante frequentado no verão e dispõe de bares e espaço para festas e shows, além de restaurantes que garantem a vida noturna. Já durante o restante do ano, a praia geralmente recebe casais e famílias que buscam tranquilidade.

Na alta temporada a praia de Areia Preta apresenta forte movimento, principalmente de jovens que curtem os bares e quiosques. Em outros períodos do ano, o local é procurado, sobretudo por idosos, que apreciam a areia monazítica.

Mas, se o seu objetivo é surfar, também há opções em Guarapari. As praias Sebastião, D’Ulé e da Cerca são ideais para quem busca ondas boas para praticar o esporte. Já para pescar, Setiba é o destino indicado.

A Praia do Morro é democrática: frequentam turistas, famílias e surfistas. Dependendo do trecho, o mar é calmo ou possui ondas fortes. É uma das maiores praias da cidade – quatro quilômetros de extensão -, bastante movimentada na alta temporada e com opções de bares e restaurantes.

Além de curtir a praia, você pode aproveitar para mergulhar nas águas de Guarapari. No verão, a visibilidade pode chegar a 15 metros. O mergulhador tem a experiência de ver recifes, corais, esponjas, peixes, tartarugas e polvos.

Para os dias que você não quiser ir à praia, que tal visitar alguns parques na cidade? O Pedreira Adventures Park, por exemplo, é ideal para quem gosta de praticar esportes. Para as crianças, o Acquamania e o Planet Sub são ótimas opções.

Não deixe de conhecer alguns pontos históricos, como a Igreja Antiga Matriz, construída em 1585, as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, a Casa da Cultura e o Poço dos Jesuítas.

Enquanto estiver na cidade, também aprecie a gastronomia local. Nos restaurantes localizados na orla, experimente a moqueca capixaba, um dos pratos mais populares, que contém peixe e camarões.

História de Guarapari

Um pontos mais marcantes de Guarapari consiste no fato de que a cidade abrigou o Padre José de Anchieta, jesuíta espanhol que marcou a história brasileira. Em 1585, ele fundou uma igreja dedicada a Sant’anna, além de aldeias para catequizar os índios da região.

Naquele período, cada vez mais índios moravam nos arredores da igreja, proporcionando um aumento das aldeias.

Já no final do século 19, chegaram europeus à Guarapari, principalmente italianos. Eles passaram a morar no interior da cidade e fundaram distritos como Rio Calçado e Todos os Santos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!