Receitas

Saiba como preparar uma receita fácil de bacalhau de Natal

Por Redação Fortíssima 17/12/2015

Alimento típico dos portugueses, lembrado por ser ingrediente principal de deliciosos bolinhos fritos, o bacalhau também é um dos principais pratos das festas de fim de ano. A tradição do bacalhau de Natal teve início na Idade Média, quando cristãos guardavam jejum em época de Páscoa e do nascimento de Jesus.

Para respeitar a festividade, a qual não podia incluir carne vermelha no cardápio, o peixe surgiu como alternativa na Europa, principalmente Portugal e Espanha. Confira duas receitas para deixar a ceia saborosa e saudável ao mesmo tempo.

bacalhau de Natal istock getty images doutíssima

O bacalhau apresenta ômega 6, ácido graxo atuante no sistema imunológico. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios e consumo do bacalhau

Rico em minerais como o ferro e o fósforo, o peixe é de fácil digestão e é fonte de vitaminas A, D e E, com porcentagem praticamente zerada de colesterol. Além disso, contém o ácido graxo ômega 3, essencial para controlar o colesterol ruim (LDL) e importante na produção de triglicerídeos para aumentar o colesterol bom (HDL).

Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, apontou que o alto consumo de peixes no Japão conseguiu diminuir o número de casos de doenças cardíacas, em razão da substituição de alimentos ricos em gordura saturada ou trans, como carnes e laticínios integrais.

O bacalhau também apresenta ômega 6, ácido graxo atuante no sistema imunológico. A cada 100 gramas de peixe, você consome aproximadamente 350 calorias, 80 gramas de proteínas e 50 miligramas de cálcio.

Pessoas hipertensas devem cuidar a quantidade no prato, uma vez que o bacalhau é rico em sódio e pode causar retenção de líquidos no organismo.

Receitas de bacalhau de Natal

Confira duas receitas para preparar o bacalhau de Natal sem culpa com a dieta.

Bacalhau light

Ingredientes:

– 250 g de bacalhau seco e dessalgado

– 1 pimentão grande cortado em rodelas

– 1 cebola grande cortada em rodelas

– 2 batatas descascadas e cortadas em rodelas

– Azeitonas picadas

– 2 dentes de alho cortados

Modo de preparo:

Refogue a cebola, o pimentão e o alho em uma panela com um fio de azeite. Acrescente o bacalhau e continue fritando. Adicione por último as abobrinhas e as azeitonas.

Bacalhau sem lactose

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau em lascas e dessalgado

– 4 colheres de sopa de azeite

– 1 kg de batatas

– 7 ovos

– 3 cebolas brancas

– 1 molho de salsinha fresca

-1 xícara de chá de azeitonas pretas

Óleo

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Deixe o bacalhau de molho por 12 horas, com pelo menos quatro trocas da água. Descasque as batatas e rale na parte mais grossa do ralador. Lave-as com água, escorra e seque com um pano de prato para retirar o líquido. Use pouco óleo apenas para fritar em fogo médio.

Refogue a cebola com pouco azeite, adicione o bacalhau já desfiado e mexa. Em seguida, bata os ovos e tempere com sal e pimenta-do-reino.

Ainda com a panela no fogo, adicione a batata e junte os ovos ao bacalhau. Mexa até que os ovos estejam cozidos. Acrescente as azeitonas pretas e polvilhe com salsinha.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!