Amor e Sexo > Relacionamento

Saiba identificar se o seu relacionamento está na corda bamba

Por Redação Fortíssima 17/12/2015

Todos os relacionamentos têm altos e baixos, isso é inevitável. Muitas vezes parece que ele pode acabar a qualquer momento, ou seja, está na corda bamba. É possível que os sinais de que uma relação está por um fio sejam bastante sutis, quase imperceptíveis. Felizmente, há como firmá-lo novamente e recuperar a estabilidade na relação a dois.

relacionamento na corda bamba

Caso a relação esteja a perigo, com algum esforço é possível dar a volta por cima. Foto: iStock, Getty Images

Na corda bamba: sinais que a relação está por um fio

Muitas vezes ambos os parceiros não estão felizes com a vida a dois. É possível que pareça faltar alguma coisa, mas isso nem sempre significa ausência de amor. É importante perceber sinais de que o relacionamento não está indo bem e procurar reverter a situação. Veja alguns deles:

  • Falta de comunicação

A comunicação é um dos maiores pilares de qualquer relação. Os parceiros precisam ser honestos e abertos para que ela possa funcionar. Quando esse “canal” é quebrado, muitas vezes as necessidades do outro deixam de ser atendidas e criam um clima de ressentimento.

  • Ausência de sexo

Se vocês não estão tendo relações sexuais, pode apostar que há algo bastante errado com o relacionamento, principalmente se vocês formavam um casal que costumava ter sexo o tempo todo.

  • Brigas desnecessárias e frequentes

Todos os casais brigam, mas há uma enorme diferença entre esse conflito rotineiro e aquele sem motivo. Se vocês estiverem constantemente discutindo, muitas vezes isso é feito para mascarar um problema maior. Sejam verdadeiros um com o outro e abordem essas questões ao invés de evitá-las.

  • Falta de interesse

Quando você para de se preocupar é sinal de que as coisas entraram em espiral descendente. Quem está focado num relacionamento deve sempre se preocupar em dar o melhor para o outro.

Como reverter a situação

Caso você tenha diagnosticado os sintomas e acha que seu relacionamento está à beira do colapso, com algum esforço e sem desistir é possível dar a volta por cima. Considere reavaliar o porquê vocês estão juntos – volte ao início.

Pergunte a si mesma: o que me atraiu nessa pessoa? Quais as qualidades que ela possui que eu achei valiosas? O que ela fez de tão incrível? Isso é capaz de renovar e fortalecer a relação.

Além disso, tente se comunicar mais fazendo-o da forma correta. Pergunte ao parceiro uma questão relevante, ouça sua resposta e, em seguida, ofereça sua opinião. Pratique um discurso eficaz e fique longe de conversas pesadas em momentos de estresse e, principalmente, no calor da emoção. Procurem sempre fazer algo especial juntos.

Aprender a perdoar erros também pode ajudar. Tenha consciência de que não há razão para arrastar o passado para o futuro. Saiba que o perdão é um processo, não um resultado – ou seja, faça pequenos gestos diários que reflitam sua intenção de perdoar.

Se nada disso resolver, é preciso compreender que muitas vezes amor e respeito deixam de existir em um relacionamento – sendo preciso tempo para reavaliar qual a melhor opção.

Fique atenta, principalmente, se o seu parceiro se encontra meio distante – segundo um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, quando um namorado não está falando, em 90% das ocasiões ele está cogitando terminar o relacionamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!