Filhos

Veja ideias de brinquedos montessori para divertir seu filho

Por Redação Fortíssima 17/12/2015

Brincar e desenvolver ao mesmo tempo é o objetivo dos brinquedos montessori. Essa linha educativa diz que mudança e aprendizagem são inseparáveis, e que a criança deve envolver todo o corpo e os sentidos nesse processo.

Em outras palavras, é necessário dar a ela oportunidades para que se divirta com algo que envolva olhar, ouvir, cheirar, tocar, provar – além de movimentar o corpo.

brinquedos-montessori-doutissima-istock-getty-images

Brinquedos montessori são projetados para incentivar as crianças a aprender fazendo. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de brinquedos montessori

Os brinquedos montessori são projetados para incentivar as crianças a aprender fazendo e a incorporar um senso de aprendizado e realização em suas tarefas e atividades diárias. Parte-se da ideia de que os pequenos são muito mais capazes do que os adultos imaginam.

Várias atividades de inspiração montessori promovem a autossuficiência, possuem controle de erros, apelam aos sentidos e preparam a coordenação. Mais importante, todas elas são orientadas para os interesses do desenvolvimento da criança.

Preparar-se para isso é bastante importante e os pais devem observar regularmente a criança para notar alterações em seus interesses particulares e prontidão de desenvolvimento.

Confira alguns tipos de brinquedos montessori e como eles podem ser ótimos para seus pequenos:

Cilindros coloridos

Ajude seu filho a criar desenhos ou modelos com eles, quem sabe até mesmo formando a primeira letra do nome de cada membro da família – caso ele já conheça o alfabeto. Além disso, ele pode empilhá-los um acima do outro, criando torres. Essa manipulação ajuda o desenvolvimento sensorial – e as crianças adoram construir e criar.

Sinos montessori

São uma excelente forma de estimular o sentido musical do seu filho. São 26 sinos, que possuem diferentes tons. É possível passar muito tempo brincando com eles, criando melodias únicas, enquanto a criança aprende a distinguir os tons. Os pequenos adoram sons musicais de todos os tipos, e certamente os sinos irão fasciná-los.

Blocos de construção tradicionais

Trata-se de um outro tipo de brinquedo montessori capaz de proporcionar horas de diversão educativa dentro de casa. Com eles é possível construir casas, monumentos ou simplesmente manipular torres e formas. Eles promovem a criatividade e, além disso, envolvem as crianças por longos períodos de tempo.

Letras do alfabeto magnéticas

Nessa atividade as crianças costumam aprender sobre linguagem e seu uso. Utilize as letras para ensinar seus filhos o alfabeto, já que eles têm capacidade para começar a reconhecer as letras. Para os pequenos que estão começando a ler e escrever, estimule-os a formar palavras.

Bolas

Para bebês pequenos não há muita alternativa senão ficar no chão e brincar com eles, certo? Que tal estimulá-los? Role uma bola suavemente para longe deles. Eles irão se esticar e tentar coordenar os movimentos para chegar a esse brinquedo.

Sobre o método montessori

Esse método de educação foi criado por Maria Montessori em 1907. Ele ressalta a importância de respeitar as crianças durante seu aprendizado. Montessori foi a primeira mulher a se tornar médica na Itália, em 1896.

A linha de ensino baseia-se em atividades autodirigidas e jogos colaborativos. Eles permitem às crianças fazer as próprias escolhas criativas no processo de aprendizagem, com o instrumental adequado. Cabe aos adultos dirigir e orientar esse processo.

Utilizando corpo e sentidos, os pequenos trabalham para descobrir as coisas por conta própria. Com isso, conseguem explorar o conhecimento do mundo e desenvolver seu potencial máximo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!