Clínica Geral

Veja quais são os riscos e os mitos de usar banheiro público

Por Redação Fortíssima 17/12/2015

Quem já não pensou duas vezes antes de usar um banheiro público? Como muitas pessoas avaliam que é possível pegar uma doença a partir do assento do vaso sanitário, não é incomum cobri-lo com papel higiênico. Se isso também lhe dá calafrios, saiba que o maior perigo não está em sentar no assento.

mulher em um banheiro público

Na hora de usar um banheiro público é preciso tomar alguns cuidados básicos. Foto: iStock Getty Images

Mitos e riscos sobre usar um banheiro público

Não há como negar que banheiros públicos podem ser assustadores. De acordo com um estudo apresentado na Sociedade de Doenças Infecciosas da América, cientistas que estudaram amostras colhidas a partir de uma variedade de banheiros públicos descobriram que, em muitos casos, o número de bactérias causadoras de doenças presentes era grande demais para medir.

É bastante natural se preocupar com o que talvez esteja à espreita, mesmo nos mais limpos assentos sanitários. Mas especialistas dizem que o medo de sentar neles é exagerado. Não há dúvida de que os germes podem estar lá, mas isso não significa que eles vão deixá-la doente.

A pele age como uma barreira natural, muito eficaz para manter os germes longe do organismo. Mesmo problemas como herpes e DSTs não chegam a ser ameaçadoras, já que os organismos não sobrevivem muito tempo fora do corpo humano.

Para que consigam infectar você, é preciso que entrem através de um corte ou ferida aberta, ou então de uma membrana mucosa como boca ou reto – que normalmente não entram em contato com o assento. Isso faz com que as chances de infecção sejam minúsculas.

No entanto, os germes não são encontrados apenas no assento. Há outras zonas como torneiras e dispensadores de toalha. E, segundo estudos da Universidade do Arizona, é justamente na pia do banheiro que está o maior reservatório de colônias germinativas – principalmente em razão do acúmulo de água, que se torna um terreno fértil para pequenos organismos.

De toda forma, a lavagem das mãos segue sendo um complemento importante. E você deve fazê-la – e não apenas dizer que fez. De acordo com um levantamento da Sociedade Americana de Microbiologia, 95% das pessoas afirmam lavar as mãos após usar banheiros públicos, mas observações indicam que apenas 67% realmente o fazem.

Cuidados para usar banheiro fora de casa

Quando você estiver usando um banheiro público, há algumas coisas que deve considerar. Procure usar as privadas da parte de trás do banheiro, nas quais você encontrará menos bactérias do que naquelas mais próximas à porta. Além disso, nunca coloque bolsas e sacolas no chão.

É importante também não se deixar enganar pelas aparências. Enquanto banheiros masculinos parecem mais sujos graças a mictórios, os femininos abrigam duas vezes mais bactérias segundo os autores do livro The Germ Freak’s Guide to Outwitting Colds and Flu.

Cuidar da higiene do banheiro de casa também é preciso, já que ele não está imune a germes. Comece derramando uma xícara de bicarbonato de sódio dentro do vaso. Deixe descansar alguns minutos, escove e puxe a descarga.

Além disso, procure sempre fechar a tampa do vaso. Há algumas bactérias como a salmonella, por exemplo, que são capazes de voar para outras superfícies a qualquer momento. Lembre-se ainda de armazenar escovas de dentes e lentes de contatos em recipientes fechados.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!