Dica do Nutricionista > Nutrição

Benefícios do damasco: saiba tudo

Por Dra. Juliana Rossi Di Croce 18/12/2015

Os benefícios do damasco se assemelham aos das frutas alaranjadas. O damasco (também conhecido como abricó)  é uma fruta com intensa colação amarelo alaranjada, o que indica alta concentração de carotenóides, especialmente betacaroteno, um importante antioxidante, muito bom para a saúde. Parceira do Doutíssima, a nutricionista Dra. Juliana Rossi Di Croce, neste artigo, nos explica mais sobre o assunto.

É uma fruta que, embora seja caracterizada como uma planta de verão, prefere o clima frio. O que não a impede de ser amplamente encontrada durante o ano inteiro, mesmo com a dificuldade de adaptação nos solos brasileiros. Calcula-se a existência de mais de 50 espécies diferentes do damasco pelo mundo.  Os beneficios do damasco são conhecidos desde a antiguidade em diversos continentes. O damasco contém ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, K,B3, B9 e B5 e outros nutrientes.

O damasco em seu estado seco é rico em fibras e ferro, mas é mais calórico (240 calorias/100g). O damasco fresco entretanto apresenta 50 calorias/100g. Ainda assim, em sua versão seca, o damasco é recomendado devido a sua alta concentração de nutrientes.

Nos damascos frescos há maior presença de vitamina C do que no seco, uma vez que ocorrem perdas desta vitamina na exposição ao ar e calor. Porém outras substâncias, como betacaroteno, licopeno e pectina, são mais bem aproveitados pelo organismo quando o damasco (fresco ou seco) é cozido.

Conteúdo nutricional

 

  •  Ácido elágico: composto que reduz os danos causados pelos carcinógenos, como as toxinas ambientais, inibindo o crescimento das células cancerígenas.
  • Betacaroteno: carotenóide com alto poder antioxidante, relacionado com a prevenção de câncer e estimulação do sistema imunológico.
  • Ferro: o damasco seco contém ferro, suprindo em ¼ xícara de chá, 8% das recomendações diárias. Este mineral é muito importante por desempenhar  diversas funções no organismo, sua deficiência pode causar anemia e cansaço.
  • Licopeno: antioxidante responsável por prevenir o câncer de próstata e mama, além  de reduzir os níveis de LDL – colesterol (“mau”).
  • Pectina: a pectina é uma fibra solúvel que reduz os níveis de LDL, que está associado à obstrução das artérias, diminuindo riscos de doenças cardiovasculares e auxilia na manutenção dos níveis glicêmicos.
  • Potássio: mineral que evita a pressão arterial alta e é importante para a manutenção de músculos e nervos saudáveis.
Benefícios do damasco

Benefícios do damasco para a saúde. Foto by iStock GettyImages

 

Benefícios do damasco para a saúde

 

  •  Prevenção de Câncer: Estudos recentes indicam que as sementes do damasco combatem o câncer devido ao seu teor de laetrila, também conhecida como vitamina B17. Essa vitamina pode ser igualmente encontrada nas sementes do fruto. Os antioxidantes encontrados no damasco ajuda a proteger o corpo dos radicais livres e dos danos que eles podem causar às células e ao DNA.  A substância tem grande potencial para combater o câncer. Pesquisadores afirmam que laetrila mata células cancerosas sem efeitos colaterais. Mas procure um médico se desejar consumir sementes de damasco.
  • Ricos em antioxidantes:  Ótima fonte de vitamina C e vitamina A, o damasco fornece 20% das necessidades diárias por porção.
  • Saúde do Coração: O beta-caroteno pode prevenir doenças cardiovasculares. Ele ajuda a evitar a oxidação do colesterol LDL e a desintoxicar o sangue.
  • Ricos em fibras: O alto teor de fibras nos damascos pode ser essencial para saúde do cólon, e é ótimo para a digestão.
  • Saúde dos olhos: Um relatório afirma que comer três ou mais porções de frutas por dia, pode ajudar a prevenir doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular.
  • Saúde do sangue: Com uma boa quantidade de ferro e de cobre, o damasco pode contribuir para a formação da hemoglobina.
  • Saúde da Pele: O óleo de damasco pode ser muito benéfico para a pele e pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças como eczema e sarna.

Recomendação

As frutas secas por serem excelentes fontes de fibras, favorecem o trânsito intestinal. A melhor opção de consumo é incluir o damasco nos lanches intermediários. Outra opção é fazer um mix, combinando a fruta com sementes e oleaginosas, como castanhas, nozes, semente de abóbora e etc. O consumo desses elementos reforça ainda mais o aporte de nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada.

Confira as diferenças da composição nutricional do damasco seco e do fresco:

beneficios do damasco

Nutrientes do damasco seco e fresco pela Nutricionista Juliana Rossi di Croce

 

Dra. Juliana Rossi Di Croce

Nutricionista graduada pela Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo (2013);Bacharel em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado São Paulo (2006); Colaboradora dos livros “Saúde & Sabor com Equilíbrio Receitas Infantis” (2010) e “Saúde & Sabor com Equilíbrio – Receitas Diet e Light – Volumes I e II” (2007- 2008); Sócia – Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional. Dra. Juliana é parceira do Doutíssima e escreve para o site periodicamente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!