Motivação

Cabo Frio: conheça a sétima cidade mais antiga do Brasil

Por Redação Fortíssima 18/12/2015

A cerca de duas horas de distância da capital do Rio de Janeiro, Cabo Frio é sétima cidade mais antiga do Brasil, com 400 anos de fundação. O município fluminense está localizado na Baixada Litorânea e é famoso pelas praias e dunas de areia branquíssimas.

Além disso, é dona de pontos turísticos históricos, grandes hotéis, pousadas, restaurantes e bares noturnos. Conheça a seguir a cidade considerada ponto forte da região da Costa do Sol, que abrange locais como Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Araruama.

Cabo-Frio-doutissima-shutterstock

Cabo Frio abrange locais como Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Araruama. Foto: Shutterstock

Atrações e praias de Cabo Frio

Existem em Cabo Frio diversas opções de bares e restaurantes com música ao vivo para os turistas, mas o Boulevard Canal é o ponto mais visitado e conhecido da cidade. O calçadão às margens do canal da fonte do Itajurú também é local para a diversão noturna.

Os visitantes contam com as praias de Aquárius, Brava, Conchas, Dunas, Foguete, Forte, Nordeste, Palmeiras, Peró, Pontal, São Bento, Siqueira, Sudoeste e Unamar para curtir o verão.

Algumas oferecem clima propício para a prática de surfe, bodyboard e windsurf. A mais conhecida e visitada pelos turistas é a Praia do Forte, no centro da cidade.

Pontos turísticos para conhecer

Além das belas praias e entretenimento que a cidade oferece, Cabo Frio conta com pontos turísticos históricos para você visitar e conhecer o passado do Brasil do período colonial.

Forte São Mateus

Considerado o cartão postal da cidade, o Forte de São Matheus foi construído em 1620 pelos colonizadores portugueses. Localizado na Praia do Forte, o monumento é feito de pedra e argamassa, cal e óleo de baleia. O ponto também é parte do patrimônio histórico nacional.

Anjo Caído

Erguido em 1907 nas águas do Canal do Itajurú, a estátua do Anjo Caído foi construída para assinalar a abertura do canal artificial de Leger Palmer, que facilitou o escoamento da produção de sal da Laguna de Araruama, realizada por barcaças à vela na época.

O monumento representa a Deusa da Vitória, colocada sobre uma coluna com nove metros de altura. Devido aos castigos do tempo e a força das correntezas, a coluna sob a qual está apoiada inclinou-se, o que originou o nome popular de ‘Anjo Caído’.

Fazenda Novos Campos

O sítio histórico é o último monumento da antiga fazenda de propriedade da Companhia de Jesus. O local é composto por uma casa, a Igreja de Santo Inácio e um cemitério em visual arquitetônico do final do século 17.

Charitas

A edificação foi construída no século 18 para abrigar a Casa de Caridade, a qual acolheria crianças abandonadas. Entretanto, após epidemias na época de sua construção, possibilitou a transformação do local em hospital. Além disso, a casa promove seminários, oficinas, palestras e apresentações musicais, dança e teatro.

Convento Nossa Senhora dos Anjos

O espaço é considerado símbolo da arquitetura do período colonial no Brasil. As pinturas no teto da capela-mor, os painéis nos altares laterais e o piso de lajotas de barro são os destaques da obra inaugurada em 1686. O convento abriga também capela e cemitério da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e São Francisco das Chagas.

Fonte do Itajurú

A história da fonte iniciou em 1847, quando o Major Bellegard, por ordem do Imperador Dom Pedro II, realiza o projeto de construção da proteção da Fonte do Itajurú, marcada com o brasão do Império. Em 1896, uma caixa d’água foi construída no Morro da Guia, junto a uma casa de máquinas perto da Fonte, onde a água era impulsionada até a caixa.

No mesmo ano, foi proposto um projeto para obras de encanamento no centro da cidade, com a utilização dos recursos hídricos da fonte. As bicas foram colocadas no Largo de Santo Antônio, na Travessa do Ribeiro, na atual Rua Érico Coelho, e ao lado do Prédio Municipal. Entretanto, a obra de canalização foi inaugurada somente em agosto de 1897.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!