Moda

Clogs: tamancos de madeira com faixa de couro estão em alta

Por Redação Doutíssima 18/12/2015

A linha entre o fashion e o brega é tênue no mundo da moda. Mas atualmente nenhum item específico pode ser classificado como demodê, pois a forma como a peça é inserida no visual é o que determina a posição do look entre estiloso ou over. Prova disso são os clogs, tamancos de madeira típicos do anos 70 que, mais uma vez, estão nos holofotes.

Os clogs de madeira surgiram entre os povos camponeses da Holanda, naquela versão com bico pontudo para cima e solado plano. Mas o tamanco ganhou variações no mundo inteiro: japoneses, suíços, marroquinos e vários outros povos de nacionalidades distintas também criaram suas próprias versões.

clogs-instagram-reproducao-doutissima

Clogs, os tamancos de madeira, ganharam variações no mundo inteiro. Foto: Instagram, Reprodução

Clogs: como usar?

É possível verificar, em relação aos clogs, que eles entram e saem do cenário fashion de forma cíclica. Em 2010, por exemplo, os tamancos já tinham voltado a ser tendência, quando grifes badaladas como Chanel, Miu Miu, Prada e Gucci elevaram o status do calçado para peça-desejo. Desde então, o modelo vem ganhando variações.

Na temporada de verão 2015-2016, o clog deverá ressurgir com elementos estéticos atualizados, com aplicações de tachas, estilo peep toe ou acabamento em camurça, sem perder a aparência rústica. Mas, afinal, como lançar mão de um sapato tão ousado e não comprometer o visual?

A dica para uma composição superatual com os clogs é mesclar o uso com peças bem contemporâneas, para criar um contraponto interessante. Alguns exemplos práticos: tamanco nos pés e, na parte de cima, bodies no estilo esportivo, como top cropped e strappy bra – aquele sutiã com várias tiras – ideais para dar uma repaginada no look de verão.

Há também várias outras peças que garantem um visual nada ultrapassado quando usadas com clog. Você pode, por exemplo, coordenador o sapato com uma calça skinny rasgada, vestidos estampados, camisas jeans, saias, shorts e chapéus. Se o objetivo for uma produção totalmente boho chic, inserir elementos com franjas e estampas étnicas é uma possibilidade.

Os acessórios também são sempre parte importante da combinação. Por isso, invista sem medo em cintos, colares, faixas no cabelo e óculos de sol estilosos. Uma outra boa dica é variar nos penteados: tranças, coques no alto da cabeça e penteados semipresos são apenas algumas opções para incrementar o look de verão.

Cuidados com os clogs

O estilo rústico dos tamancos certamente tem um charme especial. Mas é preciso ter alguns cuidados em relação a isso. No fim de semana ou para um passeio informal, você pode lançar mão do clog como quiser, inclusive para incorporar a hippie que existe dentro de você. No dia a dia, porém, o look pode parecer relaxado demais para o ambiente de trabalho.

Por isso, na hora de colocar o clog nos pés, tenha em mente a ocasião. Se for usar o tamanco em espaços mais sofisticados, dê preferência às peças de roupa contemporâneas, que equilibram melhor o outfit. Prefira o visual total rústico, mais caricato, para celebrar e se divertir com amigas.

Se quiser inspirações sobre como usar o clog de forma interessante, acompanhe as produções das fashionistas Alexa Chung e Mary-Kate Olsen. Elas adoram os tamancos e já deram pinta com ele em looks superestilosos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!