Maquiagem

Maquiagem para pele madura: dicas para quem tem mais de 60

Por Redação Fortíssima 18/12/2015

Uma make bem feita é aliada de beleza para mulheres de todas as idades. Mas para uma produção elegante, os produtos precisam ser utilizados de acordo com o aspecto do rosto. É por isso que a maquiagem para pele madura demanda cuidados especiais, com o objetivo de valorizar o que há de melhor e esconder quaisquer incômodos estéticos.

De forma geral, a maquiagem para pele madura exige atenção em dois aspectos principais: a escolha dos cosméticos corretos e a forma de como eles vão ser aplicados nos diferentes pontos da face. Se essas etapas forem realizadas corretamente, o resultado final é uma pele viçosa, iluminada e com linhas de expressão e rugas menos evidentes.

maquiagem para pele madura instagram reprodução doutissima

Maquiagem exige atenção na escolha e aplicação dos cosméticos. Foto: Instagram, Reprodução

Como fazer uma maquiagem para pele madura?

A dica para começar uma make glamourosa é garantir que a pele esteja limpa e livre de resíduos. Por isso, sempre mantenha a epiderme hidratada e lave o rosto com um sabonete adequado antes da aplicação dos cosméticos. Acredite: isso pode garantir um resultado final muito mais aprimorado.

Se o seu objetivo for aliviar as marcas do tempo com a make, é indispensável utilizar produtos com uma cobertura fina e menos consistente. A base para uniformizar a pele deve ser líquida e pode conter propriedades hidratantes. Em relação ao pó compacto e às sombras, uma sugestão é optar pelos produtos minerais, que são menos densos.

O grande truque na maquiagem para pele madura é não exagerar no uso de qualquer produto, especialmente o pó compacto, e fugir de cosméticos cintilantes ou opacos demais. Por isso, a base utilizada deve ser totalmente líquida e a quantidade de pó na zona T (testa, nariz e queixo) precisa ser bem dosada, para não marcar as linhas.

Na região dos olhos, caem bem sombras em tons terracota, do marrom ao preto. Para quem deseja esconder linhas nessa região do rosto, é necessário deixar de lado os produtos cintilantes e suspender a aplicação de iluminadores ao redor dos olhos, pois eles evidenciam as marcas. A máscara para cílios está liberada, pois ajuda a aprofundar o olhar.

Nos lábios, dê preferência aos produtos menos brilhosos. Uma boa dica para valorizar a boca na maquiagem para pele madura é substituir o batom pelo lápis de contorno e aplicar por toda a extensão dos lábios. Para completar o visual, um blush mineral em tons claros, como pêssego, pode ser utilizado nas maçãs do rosto.

Truques para aplicar os cosméticos

Agora que você já sabe quais produtos combinam melhor com a make, vale a pena conferir algumas orientações sobre a forma correta de aplicá-los. A premissa aqui é: quanto menos produto, melhor. Fuja daquela ideia de que quanto maior a quantidade, melhor o acabamento. Nas peles maduras, isso só vai ressaltar ainda mais os sinais da idade.

Assim, o ideal é aplicar os produtos em menor volume, com mais suavidade. Isso vale tanto para a base e o corretivo, quanto para as sombras ou blush.

Para isso, utilize sempre as pontas dos dedos na hora de uniformizar os cosméticos na pele, através de leves tapinhas, especialmente nas partes do rosto com maior incidência de linhas de expressão.

Através desses cuidados, você vai conquistar uma maquiagem bonita, leve e elegante na medida certa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!