Receitas

Almoço de Natal: veja receitas que caem bem no cardápio

Por Redação Fortíssima 20/12/2015

Depois de caprichar na ceia muitas pessoas têm dúvidas sobre o que servir no almoço de Natal. Ele também é um momento importante, já que às vezes é uma oportunidade para reunir um número ainda maior de familiares e amigos.

Esse evento não precisa se tornar um problema: com algumas ideias e receitas simples é possível preparar uma refeição maravilhosa e sem complicações.

almoço de natal istock getty images doutíssima

Com algumas ideias e receitas simples é possível preparar uma refeição prática. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar o almoço de Natal

As pessoas costumam criar algo diferente para a ceia. Trata-se de um grande desafio, principalmente se há um expressivo número de convidados. Para superar essa dificuldade uma boa ideia é planejar com antecedência. Fazendo isso, é possível até mesmo reaproveitar alguns pratos e usar como ingredientes para o dia seguinte.

Segundo um levantamento feito pela Unilever, somente no Reino Unido 4,2 milhões de jantares de Natal foram desperdiçados. Esse valor equivale a aproximadamente 263 mil perus, 7,5 milhões de tortas de carne, 740 mil fatias de pudim, 17,2 milhões de couves de Bruxelas, 11,9 milhões de cenouras e 11,3 milhões de batatas assadas.

Que tal deixar a estatística de lado, dizer não ao desperdício e reutilizar ingredientes para o almoço?

Pense naquilo que é possível reaproveitar da ceia para preparar o almoço de Natal. Por exemplo, um peru pode facilmente se tornar uma excelente torta salgada. Além disso, procure fazer uma refeição mais leve, abusando de saladas e pratos frios.

Uma outra ideia para esse momento é usar uma decoração diferente ou até mesmo mudar o local da refeição. Um almoço ao ar livre pode ser uma ótima opção.

Receitas que caem bem no almoço natalino

Algumas receitas podem ajudar a preparar o almoço de Natal. Elas são práticas de fazer, sendo que em algumas é possível reutilizar os itens que sobraram da ceia. Confira.

Salada tropical com peru

Ingredientes:

1 melão

1abacaxi

4 maçãs

50 g de castanha de caju ou nozes quebradas

2 figos

4 aspargos verdes cozidos cortados no meio

Carne de peru cozida e desfiada

1 gema de ovo

80 ml de óleo de canola

80 ml de azeite extra virgem,

10 ml de vinagre de vinho branco,

1 colher de chá de mostarda forte,

2 folhas de hortelã picada

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Em uma saladeira, coloque a mostarda e a gema e tempere com sal e pimenta. Usando um batedor, adicione aos poucos o óleo, o azeite e, no final, o vinagre. Então corte as frutas em cubos pequenos e junte à mistura com os aspargos e a hortelã. Por último coloque o peru desfiado e deixe gelar por 1 hora. Decore com castanhas e frutas.

Farofa de panetone

Ingredientes:

1 panetone de frutas

200 g de linguiça calabresa

1 xícara (chá) de cebola picada

1 colher (sopa) de alho picado

4 colheres (sopa) de azeite

1 pacote de batata palha (150 g)

Modo de preparo:

Com um ralador de queijo, rale o panetone grosseiramente e coloque em uma travessa. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Reserve.

Em uma frigideira, coloque o azeite e frite a cebola, o alho e a linguiça picada em cubinhos. Junte a farinha de panetone e mexa bem. Antes de servir, acrescente 1 pacote de batata palha levemente quebrada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!