Receitas

Panetone de sorvete: aproveite para incrementar a tradição

Por Redação Fortíssima 20/12/2015

A época do panetone chegou, mas nem sempre esse bolo de Natal é agraciado por todos. A solução é investir em alternativas para conquistar o paladar de toda a família. Uma versão que faz sucesso é o panetone de sorvete.

Esse bolo está tão presente na mesa dos brasileiros que poderíamos acreditar que foi inventado aqui. Na verdade, o panetone surgiu na Itália, mas o brasileiro ajudou a construir essa história ao inovar nos sabores.

panetone-de-sorvete-doutissima-istock-getty-images

Panetone de sorvete torna a sobremesa do Natal ainda mais atrativa. Foto: iStock, Getty Images

Panetone e sorvete no Brasil

Antes de preparar a combinação panetone + sorvete, vamos resgatar um pouco a história de cada uma dessas delícias.

O sorvete chegou ao Brasil em 1834, mas registros indicam que existe há 3 mil anos, de acordo com informações da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis). Ainda conforme dados da Abis, de 2003 a 2013 foram vendidos mais de 1,2 bilhão de litros de sorvete.

Segundo especialista da Associação Brasileira de Nutrologia, o consumo de sorvete traz benefícios para a saúde já que pode contribuir com proteínas e carboidratos.

O panetone só chegou em terras brasileiras em 1948, quando a empresa Bauducco começou a comercializá-lo por aqui. Um estudo recente mostra que o panetone esteve presente em 42,6% das residências do País, isso equivale a 17 milhões de lares brasileiros.

Receita de panetone de sorvete

Agora, que tal unir duas paixões brasileiras? Confira como preparar a receita de panetone de sorvete e torne a sobremesa do Natal ainda mais atrativa.

Ingredientes:

– 1 panetone de boa qualidade 500 g

– 1 barra de chocolate ao leite 320 g

– 1 caixinha de creme de leite 200 g

– 1 pode de sorvete sabor creme

– Frutas cristalizadas 100 g (opcional)

Modo de preparo:

Primeiro você vai precisar comprar um panetone que não tenha recheio. Depois corte a tampa e retire o miolo do bolo natalino até que fique apenas uma parede de 2 cm. Reserve.

Agora é hora de derreter o chocolate em banho-maria. O sabor do chocolate é escolhido por você. Tome cuidado para não queimar. Depois de derretido, acrescente o creme de leite e coloque tudo na geladeira.

O próximo passo é misturar ao sorvete frutas cristalizadas e então rechear o panetone. Pegue a tampa do panetone que você cortou e feche o bolo de Natal. Lembra do chocolate que colocou na geladeira? Você irá usá-lo para cobrir e decorar o bolinho.

O último passo é colocar o panetone em uma assadeira e levá-lo a geladeira por uma hora. Pronto. Agora é só servir esse delicioso panetone de sorvete que fará sucesso tanto com as crianças quanto com os adultos. Bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!