Qualidade de vida

Conheça pratos típicos e tradições do Natal pelo mundo

Por Redação Fortíssima 21/12/2015

Muitas tradições são as mesmas para todos os povos, mas o Natal pelo mundo também tem suas peculiaridades. Você sabia que há lugares que sequer celebram essa data em 25 de dezembro? Cada país possui crenças particulares em relação à época e por isso vale a pena conhecer algumas delas.

natal pelo mundo istock getty images doutíssima

Cada país possui crenças particulares em relação ao Natal. Foto: iStock, Getty Images

Tradição do Natal

O Natal tal como conhecemos hoje é uma invenção vitoriana da década de 1860. Provavelmente se trata do feriado mais famoso do mundo e um produto de seculares tradições e crenças religiosas. De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center feita com 2.001 adultos, nove em cada 10 pessoas celebram essa data.

No entanto, os dados mostram que apenas metade das pessoas que a celebram o fazem como um feriado religioso, enquanto parte delas encara essa data como uma tradição cultural. Segundo a teologia cristã, o feriado de Natal comemora o nascimento de Jesus Cristo de Nazaré, cujos ensinamentos formam a base da fé cristão.

É por isso que pode haver muitas diferenças nas tradições relacionadas ao Natal ao redor do mundo. Cada uma delas é fruto da própria cultura, história e religião de determinado povo.

natal pelo mundo infográfico doutissima

Como é comemorado o Natal pelo mundo

Cada país tem suas receitas e tradições para a época natalina. Alguns deles possuem fatos especialmente interessantes sobre o Natal. E quem sabe, você pode tomar algumas ideias interessantes para tornar essa festa ainda mais divertida para sua família.

Confira como é celebrado o Natal pelo mundo:

  • Ucrânia

Lá é bastante tradicional pendurar enfeites em forma de teia de aranha na árvore. Isso reflete uma lenda ucraniana da viúva pobre que não tinha dinheiro suficiente para decorar a árvore: quando seus filhos acordaram no dia de Natal, a árvore estava coberta de teias que brilhavam ouro e prata na luz da manhã.

  • Jamaica

Os jamaicanos costumam vestir trajes elaborados para celebrar a data com desfiles. O festival ocorre no Boxing Day, que é o dia depois do Natal, e acredita-se ter começado no século XVI.

  • Espanha

Há um prato bastante típico servido no Natal. Trata-se do torrão, um doce feito de mel, clara de ovo, açúcar e amêndoas torradas. As receitas remontam ao século XVI.

  • Japão

As crianças japonesas recebem seus presentes no seu travesseiro durante a noite de Natal. Além disso, as famílias costumam servir frango frito nessa ocasião especial.

  • Noruega

Lá as pessoas costumam esconder todas as vassouras da casa na véspera de Natal para impedir que bruxas as roubem para um passeio à meia-noite. Além disso, uma outra tradição é na véspera deixar uma tigela de mingau no celeiro para o gnomo que protege a fazenda.

  • Alemanha

Para os alemães é tradicional deixar as crianças decorarem suas listas de Natal com imagens, colocando-as em seguida no parapeito da janela durante a noite. É o Christkind quem entrega os presentes no Natal. Lá também é um costume deixar um sapato ou bota fora da porta da frente em 5 de dezembro.

  • Rússia

O Natal é comemorado em 7 de janeiro. É o Babouschka quem traz os presentes para as crianças. Essa expressão significa “velho” ou “avô” em russo, e está baseada na história bíblica da mulher que não quis dar um presente para o bebê Jesus – que agora se arrepende e resolve compensar.

  • Polônia

A refeição tradicional de Natal é chamada de Wigilia. É realizada na véspera de Natal e deriva da frase em latim “para assistir”. As famílias acreditam que o acontece durante as festividades prediz o próximo ano.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!