Motivação

Veja como reduzir o consumo de álcool sem afetar a vida social

Por Redação Fortíssima 23/12/2015

Um happy hour após o trabalho, um encontro com amigos, uma festa no final de semana. Com frequência, as pessoas vivem situações em que o consumo de álcool está presente e até mesmo é sinônimo de vida social. Entretanto, a ingestão dessa substância em excesso traz danos à saúde e cria vícios. É por isso que todo cuidado é pouco.

Para homens, o consumo pode chegar até duas doses diárias, enquanto para mulheres e idosos o ideal é até uma. A recomendação é ficar pelo menos dois dias sem consumir álcool.

De acordo com um guia da Organização Mundial da Saúde (OMS), os riscos de problemas de saúde surgem principalmente quando a pessoa consome mais de duas doses de bebida alcoólica por dia. Uma dose é o equivalente a 330 ml de cerveja, 110 ml de vinho ou 30 ml de destilados.

consumo de álcool shutterstock doutíssima

Você não precisa deixar de comparecer aos eventos, basta reduzir o consumo de álcool. Foto: Shutterstock

Como reduzir o consumo de álcool

É fato que a convivência social propicia momentos para o consumo de álcool. Apesar disso, é importante que você esteja atento à quantidade de bebidas que ingere em determinadas ocasiões e tente reduzir. Mas como fazer isso sem esquecer da vida social?

Você não precisa deixar de comparecer aos eventos, basta reduzir o consumo de álcool. Antes de começar a beber, defina limites para si mesmo. Esse é o primeiro passo para ter noção do quanto pode beber na ocasião e, assim, alcançar as metas.

Além disso, é fundamental que você beba devagar e, consequentemente, menos. O álcool é absorvido na corrente sanguínea mais rápido do que o metaboliza: por isso que beber muito rápido, além de aumentar o consumo, torna a ressaca ainda pior no dia seguinte.

Entre as doses, beba água. Isso contribuirá para que seu corpo permaneça hidratado, já que o álcool é diurético. Outra vantagem dessa técnica é que você vai acabar reduzindo o consumo de álcool.

Enquanto estiver em alguma situação onde as pessoas estão bebendo, procure se ocupar com outras coisas. Que tal jogar uma partida de sinuca no bar ou dançar em uma balada? Se mantendo ocupado, será mais fácil deixar o copo de bebida de lado.

Outra dica é variar os programas com a família e os amigos. Fazer atividades que não estão atreladas ao consumo de bebidas alcoólicas é uma alternativa para continuar com a vida social e beber menos. Uma ida ao cinema, por exemplo, é uma ótima opção.

Cuidados com alcoolismo

Você precisa estar atento ao consumo de álcool para evitar a dependência. Alguns sinais indicam problemas relacionados à bebida:

  • Necessidade de consumir bebidas alcoólicas todos os dias
  • Não conseguir parar o consumo após a primeira dose
  • Necessidade do consumo pela manhã
  • Não cumprir atividades do dia a dia devido ao consumo de álcool
  • Estar frequentemente com remorso por ter bebido ou com vontade de controlar o consumo e tentativas falhas
  • Abstinência quando o consumo de álcool é reduzido de forma drástica, com sintomas como agitação, suor frio e confusão mental
  • Estar cada vez mais tolerante ao álcool, sendo necessárias cada vez mais doses para surgir os efeitos do álcool
  • Com frequência, se esquecer de fatos que ocorreram na situação em que houve consumo.

Se você percebe esses sinais no cotidiano, procure ajuda, pois há indícios de consumo excessivo e até mesmo alcoolismo. Busque suporte da família e dos amigos.

Para evitar o consumo de álcool, procure realizar atividades prazerosas no dia a dia: esportes, meditação e leitura são exemplos. Com isso, além de se manter ocupado, você poderá liberar o estresse e aumentar o bem-estar, reduzindo a necessidade de consumir álcool como um mecanismo para fugir dos problemas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!