Motivação

Corrida contra o tempo: resolva pendências até o fim do ano

Por Redação Fortíssima 24/12/2015

O fim de ano geralmente é uma época em que as pessoas aproveitam para solucionar pendências que ficaram para trás devido às tarefas do dia a dia. É uma corrida contra o tempo, já que o Réveillon está cada vez mais próximo. A boa notícia é que, com um pouco de organização, você pode retomar as questões que não foram resolvidas.

Isso pode ser feito em relação a diferentes coisas: desde as mais simples, como o cumprimento de metas, às mais complexas, como os problemas em relacionamentos. Para resolver essas questões, lançar mão do espírito do fim de ano é uma ótima opção para começar 2016 com o pé direito.

corrida contra o tempo istock getty images doutíssima

Com um pouco de organização você pode retomar questões que não foram resolvida. Foto: iStock, Getty Images

Corrida contra o tempo

Em meio à correria das festas, é importante tentar dedicar alguns momentos para refletir. O primeiro passo é ter em mente qual problema é necessário – e possível – resolver até o Réveillon. Uma boa dica é anotar itens no papel, pois isso facilita a organização dos pensamentos.

Depois, será preciso refletir sobre a melhor forma de solucionar as pendências. Trate elas como metas que você deseja alcançar, mas lembre-se de definir objetivos condizentes com o tempo que você tem disponível e que estejam em acordo com o que pode dar conta.

Quando a lista de pendências estiver pronta, é hora de partir para o planejamento. Defina prioridades entre as questões que você quer resolver e as tarefas que serão necessárias para isso. Na corrida contra o tempo, isso será primordial.

Se suas pendências estiverem relacionadas a atividades do cotidiano que você pretende fazer antes que o ano acabe, uma alternativa é organizar um pequeno cronograma com as tarefas.

Por exemplo, você quer plantar um jardim em sua casa ou dar um jeito na decoração. Então, determine qual dia será dedicado para isso e tudo o que será necessário, como a compra das flores ou dos itens de decoração e o trabalho manual.

Isso vale para outras atividades: que tal planejar uma visita a um amigo que tenha ficado de lado devido aos compromissos da rotina ou se reaproximar de pessoas queridas?

Entretanto, se o seu objetivo for resolver coisas mais complexas, como brigas e conflitos com familiares e amigos, precisará de uma dose extra de dedicação. A lógica é a mesma, o ideal é que você planeje o que deve fazer.

Para solucionar mágoas e problemas em relacionamentos, a premissa básica é conversar com a outra pessoa, expor sua opinião com calma, sem ofender. Dessa forma, será mais fácil deixar os conflitos para trás. Vale ressaltar que nem sempre é possível fazer isso com uma data pré-determinada.

Essas questões exigem paciência, mas sem dúvidas, o fim de ano é uma ótima oportunidade para tentar, aproveitando o espírito do Natal e do Réveillon.

Reflexões durante o ano

Você não precisa estar sempre na corrida contra o tempo. Lembre-se de que esse movimento de reflexão e planejamento deve ser contínuo durante todo o ano. Que tal tentar resolver o máximo de pendências até o Réveillon, mas seguir com o objetivo de solucionar mais problemas e alcançar metas em 2016?

O ideal é refletir com frequência sobre as coisas que você deseja realizar. Assim, quando chegar o fim do próximo ano, será mais fácil conquistar todas as metas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!