Motivação

Projeto cultural: conheça exemplos desenvolvidos no Brasil

Por Redação Fortíssima 24/12/2015

O incentivo à cultura é fundamental para o desenvolvimento dos cidadãos e da sociedade. Embora ainda seja necessário avançar em relação a isso no Brasil, há várias opções de projeto cultural com o intuito de promover o contato com as mais diversas formas artísticas.

Seja em relação à música, dança, pintura, fotografia ou outras produções culturais, os projetos podem fazer a diferença na sociedade. 

projeto cultural istock getty images doutíssima

Projetos culturais ajudam a promover o contato com as mais diversas formas artísticas. Foto: iStock, Getty Images

Projeto cultural no Brasil

Os projetos culturais são muito benéficos para a sociedade, pois ajudam a engajar pessoas em atividades relacionadas à cultura e proporcionam oportunidades para aprendizagem. Que tal conhecer alguns programas desenvolvidos no Brasil?

Natura Musical

Criado em 2005, o Natura Musical é um programa que visa difundir a música brasileira. Além de patrocinar iniciativas em prol do diálogo entre os ritmos musicais, ele promove o Festival Natura Musical, que agrega jovens talentos, músicos de cada região e artistas consagrados.

O festival também dá visibilidade para os projetos que são patrocinados pela Natura Musical – que apoiou quase 200 desde 2005 em todas as regiões brasileiras – e contribui para tornar os músicos mais conhecidos.  Além disso, o programa disponibiliza o Portal Natura Musical, onde os usuários têm acesso a diferentes experiências musicais.

Memórias Capitais

O projeto é desenvolvido pelo Itaú e retrata as capitais brasileiras por meio das recordações de pessoas que cresceram em cada região e desempenham trabalhos relacionados à criação, como literatura, cinema e música. São ensaios fotográficos e sonoros, com cerca de dez minutos de duração, que reúnem as memórias de cada local.

Por meio da fala dos artistas, é possível conhecer um pouco sobre a história de cada capital através das lembranças de cada entrevistado.

Gente Arteira

É um projeto da Caixa Cultural com o intuito de unir ações de arte e educação com visitas monitoradas, oficinas, teatro, dança e música. O Gente Arteira é destinado a crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos que estão vinculados a escolas públicas ou instituições destinadas à inclusão.

No entanto, o projeto também permite a participação de escolas particulares, que devem pagar pelo transporte até o local das atividades. Além disso, o programa desenvolve cursos e oficinas para adultos e jovens sobre linguagens artísticas, como desenho, fotografia e dança.

Coletivo Artes

O projeto, desenvolvido pelo Coletivo Coca-Cola, tem o objetivo de capacitar artesãs de baixa renda por meio de oficinas de design e reuniões que tratam sobre empreendedorismo e gestão. Os grupos confeccionam coleções a partir dos produtos com embalagens recicláveis da Coca-Cola.

As produções são comercializadas em canais na internet e no catálogo da Rede Asta, proporcionando demanda às artesãs. Diversos encontros ocorreram em cidades de diferentes regiões do Brasil.

Rio H2K

O Rio Hip Hop Kemp é voltado à música e, neste ano, desenvolveu seu primeiro festival, com espetáculos de companhias de danças urbanas. Além das atrações, que serão anuais, são desenvolvidos dois projetos na capital carioca.

Um deles ocorre no bairro do Caju, onde há aulas semanais para crianças de até 12 anos, que têm a oportunidade de aprender passos de hip hip e conhecer a importância da cultura urbana. O outro acontece no Viaduto da Madureira e conta com alunos de 10 a 17 anos. No local, todos os sábados, ocorrem aulas de dança gratuitas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!