Unhas

Confira dicas que ajudam a solucionar problemas nas unhas

Por Redação Fortíssima 25/12/2015

É natural que no verão nosso contato com a natureza seja intensificado: banhos de mar e piscina, calor e brincadeiras na areia são comuns durante a estação. Justamente por isso é necessário, também, aprimorar os cuidados com as mãos, para evitar incômodos problemas nas unhas. Mas como?

O dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que um dos problemas nas unhas mais comuns no verão é a micose, porque a unha fica úmida com muito mais frequência. “Para evitar isso é preciso deixar as unhas sempre bem secas, depois de tomar banho ou de lavar a louça”, aponta.

problemas nas unhas istock getty images doutíssima

Um dos problemas nas unhas mais comuns no verão é a micose. Foto: iStock, Getty Images

Causas dos problemas nas unhas

Se você observar sua unha áspera, com a borda inchada e pus, fique atenta: isso pode ser sinal de contaminação. “A campeã em casos no verão é a micose. Ela ocorre quando o fungo contamina a unha por baixo, deixando ela oca e, às vezes, descolada”, esclarece Salomão. Há, ainda, outros sintomas que podem indicar o problema.

“As bordas da unha ficam bem inchadas e doloridas. Chamamos isso de paroníquia”, diz o dermatologista. Ela nada mais é do que uma infecção da pele que rodeia a unha, causada por bactérias. De acordo com Salomão, a borda inchada deixa a unha frágil e quebradiça, fazendo com que cresça menos e fique cheia de pequenos pontos brancos.

Para evitar esse incômodo estético, a dica do especialista é manter a unha sempre seca. “Você pode, inclusive, secar as unhas com o secador de cabelo. Isso ajuda a evitar a umidade que faz o fungo crescer”, diz ele. No verão, com a temperatura e a umidade do ar mais altas, essa é uma maneira de prevenir a proliferação.

Segundo Salomão, também é possível investir em produtos secativos para unhas. Há loções com um componente chamado desonida, que é anti-inflamatório e previne lesões em áreas úmidas. “Também é necessário evitar o uso frequente de acetona e, pelo menos uma vez por mês, deixar as unhas quatro dias sem esmaltes”, afirma.

Como tratar problemas nas unhas?

Diante de uma micose, é muito importante consultar um especialista e buscar tratamento adequado. “Se não tratada, além do problema estético, a condição pode permitir a entrada de bactérias e resultar em um quadro chamado de erisipela”, destaca. Trata-se de uma doença infecciosa aguda, caracterizada pela inflamação da pele.

“Aí a pessoa fica com o corpo dolorido, quente e pode ter febre por meses, pois o quadro danifica o sistema linfático profundo. Ou seja: o problema vai além do aspecto estético, porque pode facilitar também a entrada de vírus como Hepatite B, Hepatite C e até HIV”, salienta. A boa notícia é que atualmente as alternativas de tratamento são amplas.

“A mais recente alternativa para tratamento de micose na unha é o laser. Ele melhora o aspecto da unha, deixa ela mais forte, evita a descamação e o inchaço da borda. Além disso, ela volta a crescer mais rápido, mais grossa e menos descamativa”, salienta o dermatologista.

A micose também pode ser tratada com remédios tomados por via oral e com esmalte tópico antifúngico. Neste caso, segundo Salomão, o tratamento é contínuo e dura, no mínimo, quatro meses. “Com o laser, o tempo de tratamento é reduzido pela metade”, explica. Por isso, converse com seu médico para avaliar qual é a melhor opção para você.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!