Motivação

Evite fraudes ao comprar pacotes promocionais de turismo

Por Redação Fortíssima 26/12/2015

Você recebe um telefonema, uma mensagem ou um e-mail anunciando que pode ter as férias dos seus sonhos. São ofertas de pacotes promocionais com preços bons demais para serem recusados.

Tentador, não? Mas é preciso estar atento porque essa é uma estratégia muito usada para fraudes, sendo importante reconhecer alguns sinais de quando elas estão presentes.

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Para não ser enganado é importante ler atentamente o contrato e conferir detalhes. Foto: iStock, Getty Images

Fraudes mais comuns referentes a pacotes promocionais

Ofertas que parecem boas demais para ser verdade quase sempre apresentar algumas “condições” que as tornam “normais”. Para não ser enganado é importante ler as conhecidas “letras miúdas”.

Segundo um levantamento da Federal Trade Comission (FTC), dos Estados Unidos, a maioria das vítimas de golpes de viagem são idosos ou pessoas com dificuldades financeiras. Além disso, um estudo realizado pela Stanford Center on Longevity indica que quem tem mais de 65 anos possui 34% maior probabilidade de perder dinheiro nesses golpes do que pessoas com 40 anos.

Em muitos casos os viajantes chegam ao destino e descobrem que as acomodações não são exatamente o que fora prometido. É possível ainda ocorrer de eles serem surpreendidos com taxas ou custos adicionais que não estavam claramente explicados na promoção – taxas de cama, refeição ou até mesmo de lençóis e toalhas.

Não é incomum a oferta de um pacote de viagem com preço espetacular, mas limitado a um determinado período e sob exigência de que você faça um depósito imediato para fechar negócio. Depois de pagar o promotor reiteradamente diz que as datas pretendidas não estão disponíveis até que a oferta expire ou o anunciante desapareça e você não consiga pegar o depósito de volta.

Por todas essas razões é preciso estar atento na hora de comprar qualquer tipo de pacote de viagem, principalmente pela internet. Nesse último caso, saiba que o Código de Defesa do Consumidor garante o chamado “direito de arrependimento”, que é a possibilidade de desistir da compra sem qualquer motivo no prazo de até 7 dias – vale também para aquelas realizadas por telefone.

Como evitar cair em um golpe

Antes de comprar um pacote de férias estude cuidadosamente o contrato. Certifique-se de entender claramente todos os encargos e taxas. Além disso, verifique as políticas de reembolso de tarifas aéreas e quartos de hotel para o caso de você ter que cancelar.

Considere ainda as proteções oferecidas pelo seu cartão de crédito para pagar esse tipo de compra, já que muitas operadoras oferecem seguros contra fraudes. É válido ainda procurar mais informações sobre a empresa que oferta o pacote e comentários de outras pessoas que a utilizaram – é possível ver também se ela está regularmente cadastrada no Ministério do Turismo.

Saiba que muitas vezes os golpistas deixam de fora detalhes importantes – sendo justamente por isso que conseguem oferecer essas promoções imperdíveis, mas enganosas. Tente obter o maior número de informações antes de finalizar o negócio, de preferência todas elas por escrito para se resguardar.

Além disso, tente não se apressar frente às ofertas que soam imperdíveis. Geralmente quem busca vender uma ilusão joga com esse sentimento de empolgação momentânea do consumidor. Lembre-se que muitas vezes sequer se trata de uma “promoção” que depois irá revelar várias taxas a serem pagas, mas sim de criminosos que as criam para obter suas informações pessoais e dados de cartão de crédito.

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