Dia a Dia

Trato no possante: veja a importância da manutenção preventiva

Por Redação Fortíssima 30/12/2015

Com as férias se aproximando, você e sua família provavelmente mal podem esperar para cair na estrada. Porém, antes é fundamental se certificar que seu possante está pronto para a viagem. A realização de uma inspeção minuciosa no veículo irá ajudá-lo a evitar inconvenientes e riscos em potencial.

possante istock getty images doutíssima

Revisões periódicas ajudam a evitar acidentes e contribuem para a economia. Foto: Instagram, Reprodução

Manutenção preventiva ajuda a evitar acidentes de trânsito

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito. Um relatório da instituição indica que o Brasil registrou mais de 41 mil mortes no trânsito em 2013.

A manutenção automotiva é importante. Grande parte das peças do automóvel são projetadas para durar toda sua vida útil, mas há outras que podem desgastar e precisam ser substituídas.

Muitos acidentes de trânsito são causados ​​por falhas mecânicas, ou seja, com manutenção preventiva podem ser evitados. Além disso, as revisões periódicas trazem outros benefícios: economia de combustível, aumento da confiabilidade no veículo, diminuição da emissão de gases nocivos ao meio ambiente e riscos de avaria, bem como majoração do valor de revenda.

Como verificar se o possante está pronto para a estrada

É importante deixar a manutenção do veículo nas mãos de profissionais. Eles têm conhecimento e ferramentas capazes de diagnosticar e corrigir problemas, deixando os carros seguros para transitar.

No entanto, é possível o próprio condutor verificar alguns aspectos – e, a partir daí, se necessário levar o carro à mecânica. Confira alguns deles:

  • Sistema de arrefecimento

São peças móveis agregadas ao motor. Esse sistema é responsável pela redução da temperatura e troca de calor, reduzindo assim o desgaste de outras peças e contribuindo para a eficiência energética.

  • Sistema de freios

Tem a função de parar o automóvel. É um sistema fundamental, que precisa estar sempre em dia para a máxima segurança do motorista e passageiros.

  • Rodas e pneus

Verifique o estado das rodas e pneus. Trincas podem comprometer a estabilidade do veículo e os pneus devem estar em bom estado de rodagem.

  • Suspensão

Molas e amortecedores precisam ser vistoriados porque são responsáveis pela dirigibilidade do veículo. Os amortecedores devem estar com a pressão regulada para garantir estabilidade e controle em curvas e buracos.

É importante verificar vazamentos e garantir que as buchas não estejam com folga. Quando levar o veículo à oficina, avise sobre eventuais ruídos que tenha notado.

  • Iluminação

Verifique se as luzes de feio e ré, faróis e lanternas estão funcionando. Eles são componentes de segurança do veículo.

  • Palhetas do para-brisa

As borrachas ressecam com uso e exposição ao sol. Quando não estão em bom estado comprometem a limpeza do vidro e prejudicam a visibilidade.

  • Óleo

Em média, o ideal é verificar o nível de óleo do motor a cada abastecimento. O procedimento deve ser feito com o carro parado há mais de cinco minutos em um terreno plano para que não aconteça erro de leitura.

  • Velas e bateria

Faça uma avaliação nas velas e na bateria.

  • Alinhamento e balanceamento

São essenciais para preservar os pneus. Recomenda-se fazê-los a cada 10 mil quilômetros. Além disso, o balanceamento é necessário a cada desmontagem/montagem de pneus nas rodas. Fique atento a eventuais trepidações quando dirigindo em alta velocidade – é um sinal de que também precisa ser feito.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!