Dia a Dia

Aprenda a cultivar violetas e garanta flores o ano inteiro

Por Redação Fortíssima 03/01/2016

Flores de pétalas lisas, crespas, dobradas, indo de rosa pálido ao roxo, passando por vários tons de azul e lilás. Estamos falando da violetas, uma preferência nos lares brasileiros. Espécie florífera perene, pertencente à família Gesneriáceas, quando adequadamente cultivada, floresce com abundância o ano todo.

No Brasil, a sua demanda é crescente, principalmente em datas comemorativas. Não à toa, seu cultivo envolve mais de 5 mil produtores e 4 mil lojistas, distribuídos entre os principais estados brasileiros. Juntos eles dão conta de um negócio que movimenta cerca de US$150 milhões de dólares anualmente, segundo o Centro de Produções Técnicas (CPT).

violetas-iStock- Getty-Images-doutissima

Com alguns cuidados, as violetas podem florir o ano todo. Foto: iStock, Getty Images

Garanta violetas saudáveis

Mas, apesar da abundância das violetas no país e da facilidade de cultivo, quando chegam em sua casa elas exigem condições e cuidados especiais, que precisam ser seguidos. Quem dá as dicas é Gilberto Matter, especialista em paisagismo.

  • Pouco sol, bastante luminosidade

Segundo Matter, as violetas não gostam de sol direto, mas gostam de ambientes com boa luminosidade natural. Ou seja, a umidade de ambientes como o banheiro não costuma agradar. O ideal é encontrar um local ameno, em que ela fique protegida e receba doses de calor.

  • Só o necessário de água

Outro cuidado importante, segundo o especialista, é a quantidade água. O excesso ou apenas colocar o líquido no prato são duas práticas que acabam por encharcar o solo. O resultado não costuma ser dos melhores. 

“Antes de molhar as violetas, verifique a umidade do solo, se ele estiver molhado, não coloque água”, frisa o paisagista. Afinal, irrigação em excesso pode levar as raízes ao apodrecimento.

  • Adubo, o plus

Para violetas ainda mais bonitas, também vale apostar na adubação. De acordo com Matter, inclusive é possível encontrar compostos especiais para a planta. O único problema é que eles são mais caros.

Mas também é possível escolher um adubo mineral, o NPK. Seu uso facilita muito a adubação, por conter os nutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas: o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio (K).

  • Vaso ideal

Com raízes curtas e não mais do que 20 centímetros, elas apresentam bom desenvolvimento em pequenos vasos. Os de plástico são bastante comuns. No entanto, os modelos de barro são os mais indicados, pela capacidade de absorção da umidade. Outro cuidado é com o ataque de pragas e a ocorrência de doenças.

  • Temperatura certa

As violetas gostam de equilíbrio, nada de mudanças bruscas de temperatura. Assim como não é indicado que ficam expostas diretamente ao sol, evite o contato com a geada ou frio excessiva nas estações mais frias. 

Aliando todos os cuidados, o paisagista garante que as violetas podem florir o ano todo e manter o charme da sua casa sempre em alta

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!