Zen

Saiba como a meditação no trabalho contribui para a sua vida

Por Redação Fortíssima 05/01/2016

Imagine-se em um local escuro e silencioso, onde é possível sentir apenas sua respiração e ouvir a música de harmonização do ambiente. Você não está dormindo, mas sim meditando. Atualmente, é possível adotar a prática fora de casa e da yoga. A meditação no trabalho ganha cada vez mais adeptos, com o objetivo de otimizar a produtividade nas empresas.

Conheça os benefícios em meditar e como aproveitar os intervalos do expediente para relaxar.

meditação no trabalho-doutissima-shutterstock

Diversos estudos apontaram que a meditação atua no alívio do estresse e da ansiedade. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da meditação

Os efeitos da concentração absoluta têm sido observados desde os anos 70, quando a prática se popularizou no Ocidente, impulsionada pelo movimento hippie. Desde então, diversos estudos apontaram que a meditação atua no alívio do estresse e da ansiedade.

Segundo a pesquisa da bióloga Elisa Kozasa, do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, a atividade é capaz de modificar estruturas e funções cerebrais, além de relaxar o corpo e a mente.

O trabalho de uma das maiores pesquisadoras sobre os efeitos da meditação na saúde e nas funções cognitivas foi publicado na revista científica americana NeuroImage, e comparou o cérebro de pessoas que meditam regularmente e as que não a praticam.

Aquelas que nunca meditaram ou pouco praticaram a atividade precisaram ativar mais regiões do cérebro para executar a mesma tarefa do outro grupo. Para a pesquisadora, é como se a mente de quem medita torna-se mais eficiente.

Outro estudo, realizado por neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, implementou um programa de oito semanas com 45 minutos de meditação por dia para um grupo de voluntários. A experiência revelou um aumento na capacidade de controlar um tipo de ondas cerebrais.

Mais a fundo, a pesquisa mostrou que a onda era ativada por informações que provocam distração e tiram a atenção. Nesse caso, foi possível afirmar que a prática devolve o foco para diversas atividades.

Como fazer meditação no trabalho

Atualmente, a meditação no trabalho tem sido vista como opção para reduzir a tensão, regular impulsos emocionais e manter a concentração dos funcionários. Além disso, a prática é incentivada pelo potencial de minimizar as chances de casos de depressão e ansiedade no ambiente profissional.

Empresas como Facebook, Google e eBay oferecem aos profissionais programas de mindfulness – atenção plena, estado da mente consciente e focado no presente com o auxílio de exercícios de meditação -, além de palestras e aulas com mestres budistas e espaços destinados somente à prática da atividade.

Ainda em desenvolvimento no Brasil, circula um projeto da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para integrar a alternativa como parte de iniciativas de combate ao estresse dos profissionais da CNI, do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Devido ao fato de ser uma novidade no ambiente profissional, não existe um padrão correto a seguir na meditação no trabalho. Cada empresa que adota a atividade define a forma de inclusão e execução da atividade para os funcionários. Em alguns locais, as pessoas param por alguns minutos, fecham os olhos e meditam com a ajuda de músicas relaxantes ao fone de ouvido.

Onde a alternativa está mais consolidada, é possível aproveitar uma área própria para o momento, com sofás e ambiente reservado. Você também pode meditar antes de chegar ao trabalho, como no ônibus, por exemplo. Existem aplicativos para smartphones que auxiliam no exercício e contribuem para uma meditação de qualidade, mesmo que seja em movimento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!