Dieta

Dieta detox volumétrica promete emagrecer até 6 kg em um mês

Por Redação Fortíssima 06/01/2016

É comum associar o regime ao jejum ou brusca diminuição da quantidade de alimentos ingeridos por dia. Entretanto, com a dieta detox volumétrica, a premissa é  a contrária: você emagrece comendo mais.

O método desenvolvido pela pesquisadora e nutricionista norte-americana Barbara Rolls prova que é possível eliminar peso apenas com o cardápio correto. Ficou curioso? Saiba mais sobre a alternativa, seus benefícios e riscos.

dieta detox volumétrica-doutissima-shutterstock

Os alimentos da dieta volumétrica são ricos em água e fibras, para ajudar no emagrecimento. Foto: Shutterstock

Alimentos que integram a dieta detox volumétrica

Para atingir o objetivo de emagrecer sem cortar refeições, os alimentos principais da dieta volumétrica são aqueles ricos em água e fibras, que apresentam poucas calorias e garantem maior saciedade.

Quem adota a alternativa deve prestar atenção na densidade calórica do cardápio. Ou seja, na quantidade de calorias em uma determinada porção de comida. Invista em alimentos baixa densidade calórica, que permitem comer mais e melhor.

Basicamente, você pode ingerir livremente frutas, vegetais sem amido e caldos. Também está livre para incluir porções grandes de grãos integrais, arroz ou massa integral nas refeições. Pães, doces, queijos e carnes estão liberados, mas em quantidades pequenas.

Além disso, frituras, balas, biscoitos, nozes e outras gorduras não devem ser consumidas. Caso não tenha como evitar, a dica é servir-se minimamente. A autora da dieta lembra ainda que é preciso priorizar as gorduras de origem vegetal, que são insaturadas, assim como o azeite de oliva, as castanhas, a soja e o amendoim.

A dieta detox volumétrica é composta pelo café da manhã, almoço e jantar, acompanhados de dois lanches intermediários e uma sobremesa por dia. O valor calórico de um dia varia entre 1,6 mil a 2 mil calorias. Veja abaixo uma opção para cada refeição do dia:

  • Café da manhã

Prepare uma tigela de cereal integral com canela e fatias de maçã, acompanhadas de leite desnatado. Para finalizar, opte por uma laranja ou uma xícara pequena de café sem açúcar.

  • Lanche da manhã

A refeição intermediária entre café da manhã e almoço pode ser um copo de chá gelado sem açúcar e mais uma ameixa.

  • Almoço

Uma opção é preparar um prato raso de salada de alface, tomate cereja e beterraba crua ralada, com acompanhamento de uma colher e meia de arroz integral, uma concha pequena de feijão e uma fatia média de peito de peru assado.

  • Lanche da tarde

Entre o almoço e a janta, você pode comer dois cookies integrais com uma xícara de chá de gengibre sem açúcar para acompanhar.

  • Jantar

No jantar, prepare um caldo de legumes com pouco sal, uma porção de macarrão integral com molho de tomates, 100 gramas de abobrinha refogada e um bife de carne bovina pequeno. Para a sobremesa, basta escolher um sabor de gelatina diet, acompanhada de frutas vermelhas sortidas.

Contraindicação

Assim como qualquer dieta, não é recomendado adotar a volumétrica por conta própria. Afinal, não são apenas as calorias que importam na alimentação saudável. Contar a ajuda de um profissional especializado garante melhores resultados e menos riscos.

O livro que deu origem ao método de Barbara, Dieta volumétrica: perca peso comendo mais, lançado pela Editora Best Seller em 2011, indica primeiramente o equilíbrio da quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras na alimentação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!