Bem-Estar > Dia a Dia

Balanço infantil: aprenda a construir o brinquedo em casa

Por Redação Fortíssima 07/01/2016

Balançar, saltar e girar são movimentos importantes para as crianças – e nem só quando o assunto é a diversão. Além do exercício físico, eles também ajudam no desenvolvimento sensorial dos pequenos. Afinal, o movimento de vai e vem do balanço infantil pode ser relaxante e emocionante, dependendo da motivação da criança.

As sensações de voo e saltos fazem desse brinquedo uma das peças mais populares entre os pequenos. Quer experimentar? Aprenda como montar um em casa. 

balanço infantil-doutissima-shutterstock

O balanço ajuda a desenvolver as habilidades sensoriais. Foto: Shutterstock

Balanço ajuda crianças com problemas sensoriais

É raro encontrar uma criança que não gosta de balanço – isso que elas nem imaginam os benefícios neurológicos agregados. Estudos têm demonstrado que as crianças que se balançam regularmente dormem bem porque o movimento de rotação ajuda a equilibrar a atividade cerebral. 

Ter algum tipo de problema sensorial é algo comum no desenvolvimento. Algumas crianças não gostam de meias em seus pés ou não podem lidar com etiquetas de roupas tocando sua pele. Há outras que têm sensibilidades a comidas frias ou quentes. Os ruídos altos também podem ser uma dificuldade para muitos pequenos.

É aí que entra a ação do balanço: eles pode não resolver os problemas, mas certamente ajuda a devolver o equilíbrio necessário. É também uma terapia conhecida para as crianças com autismo, segundo um estudo publicado no Journal of Autism and Developmental Disorders.

De acordo ainda com um estudo feito pela Scholastic, os balanços promovem o movimento e as habilidades de percepção, a consciência espacial, o condicionamento físico geral, a interação social, a representação mental e a integração sensorial.

Isso significa que os seus filhos desenvolvem habilidades que vão durar a vida inteira. Quando uma pessoa está balançando, o sistema vestibular, composto por vários pequenos ossos do ouvido interno, que ajudam as pessoas a no equilíbrio, é ativado.

Coloque um balanço infantil na rotina dos pequenos

Há muitos tipos de balanços adequados para as crianças. Provavelmente um dos mais antigos é o de corda, simples de fazer. Basta pegar um fio bastante resistente e um retângulo de madeira com dois furos nas extremidades. O próximo passo é unir os dois elementos e amarrar as extremidades da corda em um ramo de árvore. 

Há ainda a possibilidade de usar um pneu. Também com dois furos para prender a corda ou cabos de aço, depois só é preciso escolher o lugar em que o balanço vai ser pendurado.  Mas, independentemente do modelo escolhido, não se esqueça de escolher uma boa árvore ou local de suporte.

Tenha certeza ainda de que o balanço infantil está bem preso e não vai se soltar quando os pequenos derem um impulso um pouco mais forte. Vale também ficar de olho enquanto a brincadeira acontece e evitar que movimentos mais altos possam terminar com um problema mais sério e indesejado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!