Esporte > Fitness

Conheça os tipos de mergulho e saiba quais equipamentos usar

Por Redação Fortíssima 09/01/2016

Há basicamente dois tipos de mergulho para praticantes em geral – ou seja, aqui não contam os mergulhadores profissionais –, que são o estilo livre e o autônomo. Trata-se de um esporte capaz de beneficiar a saúde, especialmente para praticantes regulares, e que ainda proporciona uma maneira e tanto de conhecer destinos turísticos.

tipos de mergulho-doutissima-shutterstock

O mergulho é uma opção que encanta os apaixonados pelo mar. Foto: Shutterstock

Quais os tipos de mergulho existentes?

Os dois tipos de mergulho possuem em comum vários benefícios. Por exemplo, para ambos é necessário a prática de respiração controlada. Segundo um estudo publicado no American Journal of Hypertension, essa é uma boa forma de reduzir a hipertensão e o ritmo cardíaco.

O mergulho livre tem no snorkelling sua forma mais conhecida. É uma forma excelente e de baixo impacto para visualizar as belezas do mar e interagir com a vida aquática. Além disso, a sua prática é simples e barata. Basta comprar ou alugar um snorkel, aquela máscara com um tubo que fica para fora da água e permite a respiração.

Já o mergulho autônomo é um pouco mais complexo e exige uma scuba –  acrônimo para Self Contained Underwater Breathing Apparatus. Trata-se de um tanque de oxigênio que permite a você mergulhar em profundidades maiores.

Ambos os tipos de mergulho são excelentes para se manter em movimento, ainda mais na época de verão em que praias são o destino de muitas famílias. Mas vale um momento de atenção: são necessários alguns cuidados antes de começar.

Cuidados ao praticar mergulhos

Existem cuidados comuns para os dois tipos de mergulho. Você precisará ter os equipamentos adequados para cada um deles. Também é pouco recomendável praticar atividades como essa sozinho. Ou seja, prefira praticar com alguém que possa ajudar em eventuais emergências.

Conheça ainda seus limites e pare quando se sentir cansado. Vale a pena também pesquisar junto a moradores locais as condições de mergulho, sobretudo a presença de animais que possam ser ameaçadores à integridade física.

A prática de snorkelling é considerada mais fácil que a de scuba, mas nem por isso dispensa um treinamento prévio. Para isso, a melhor forma é adquirir a máscara com antecedência e treinar na própria piscina de casa – até para se familiarizar com o equipamento.

Muitas pessoas subestimam os perigos dessa atividade porque, no fim das contas, você acaba não mergulhando a grandes profundidades. Mas, se você não for um bom nadador, é válido utilizar um colete salva-vidas.

Já o mergulho com tanque exige a presença de um profissional, especialmente para iniciantes. Afinal, é mais complexo e exige mais atenção ao equipamento. Diversas lojas oferecem esse tipo de curso, principalmente em cidades litorâneas e turísticas.

Como nessa modalidade os mergulhos são mais profundos, dicas adicionais devem ser observadas. Sempre que mergulhar é preciso fazer paradas de segurança no retorno à superfície, para que o organismo vá se acostumando aos poucos. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!