Nutrição > Receitas

Receitas para o verão: aposte na alimentação leve e saudável

Por Redação Fortíssima 09/01/2016

O calor excessivo é capaz de causar irritabilidade, problemas de sono, cansaço e falta de concentração. Pois saiba que aquilo que bebemos e comemos possui papel importante para ajudar o corpo a se manter saudável na estação mais quente do ano. Então que tal apostar em algumas leves e saudáveis receitas para o verão? Seu organismo agradece. 

receitas para o verão-doutissima-iStock

Alimentos mais leves e refrescantes ajudam o seu corpo a se manter no ritmo. Foto: iStock, Getty Images

Importância de comer bem no verão

Há regiões ao redor do mundo em que realmente faz muito calor no verão – inclusive no Brasil. Assim como na estação mais quente do ano você não utiliza as mesmas roupas do inverno, os alimentos que você deve consumir também mudam.

Isso ocorre pelas mesmas razões que nos levam a alterar nosso vestuário: existem alimentos que propiciam aquecimento ao corpo no inverno, enquanto há outros que ajudam o organismo a resfriar-se quando o tempo j[a está abafado.

A natureza tem profunda sabedoria em produzir naturalmente alimentos que têm esse efeito em cada temporada. Dessa forma, comer sazonalmente é uma maneira de permanecer em equilíbrio com o ambiente.

Para a época mais quente do ano, uma vantagem é que muitas comidas podem ser ingeridas cruas ou com pouco cozimentoBoas alternativas para o cardápio são incluir frutas, saladas verdes, aspargos, pepinos, ervilhas, feijão verde, abobrinha e milho.

Invista também em comidas saudáveis. É importante incentivar essa opção, principalmente para crianças e adolescentes. Segundo um estudo da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, esses dois grupos têm tendência a tornarem-se mais sedentários e consumir alimentos poucos saudáveis no verão.

Outra dica é investir em alimentos que contém muita água em sua composição e que ajudam o corpo a se manter hidratado, com menores riscos de tonturas e desmaios, típicos na estação – especialmente para aqueles com pressão baixa. 

Melhores receitas para o verão

Agora que você já sabe a importância de consumir alimentos leves, confira algumas receitas para o verão e aproveite o calor para se refrescar.

Tabule

Ingredientes

200 g de tomate picado sem sementes

1 cebola picada

2 pepinos picados

45 gramas de trigo para kibe

1 maço de salsinha picada

3 colheres (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de azeite

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Hortelã picada

Salsa picada

Modo de preparo 

Primeiro, coloque o trigo de molho por 2 horas. Escorra e retire o excesso de umidade. Pique bem a cebola e misture com todos os ingredientes, menos o tomate, e deixe na geladeira por pelo menos 8 horas.  Quando servir, adicione os tomates em cubos. 

Sopa fria

Ingredientes

3 xícaras de suco de tomate

3 colheres (sopa) de azeite

1 pepino descascado e sem sementes

3 tomates sem pele e sem sementes

1 dente de alho

1 colher (chá) de açúcar

1 cebola pequena

1 pimentão verde

Sal e molho de pimenta a gosto

Modo de preparo

Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e depois levar a mistura para a geladeira em uma tigela grande. Consumir quando estiver bem gelado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!