Bem-Estar > Motivação

Novo trabalho? Confira dicas para a recolocação profissional

Por Redação Fortíssima 10/01/2016

A falta de oportunidades vêm dificultando a vida de quem está procurando um novo trabalho. Com as taxas de desemprego em alta, pode ser difícil realizar o sonho de começar o ano com um salário fixo no bolso. Para facilitar, a saída é estar atento e seguir algumas dicas simples, mas preciosas no mercado de trabalho. 

novo trabalho-doutissima-shutterstock

O momento de instabilidade econômica também se reflete no mercado de trabalho. Foto: Shutterstock

Saber se recolocar no mercado é essencial

A crise econômica vivida pelo Brasil tem reflexos mercado de trabalho. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos três primeiros trimestres de 2015 a taxa de desemprego atingiu 8,4%. 

Nesse cenário imprevisível, é bom estar preparado para o dia de amanhã. Ninguém gosta de imaginar a perda do emprego, mas essa é uma possibilidade. Por isso, é importante ter uma estratégia para conseguir uma recolocação rápida no mercado de trabalho.

O primeiro passo é não se desesperar. Geralmente, quem é despedido recebe valores de seu ex-empregador, como o aviso-prévio e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, benefícios como o seguro-desemprego auxiliam nesse período de transição.

Em outras palavras, você terá alguma renda para se planejar pelos próximos meses. A ação seguinte é se planejar. Grande parte dos valores devidos pela sua rescisão anterior serão pagos de uma só vez. Ou seja, é preciso cuidar para não gastar tudo de uma única vez.

Dicas para conseguir um novo trabalho

Em um mercado competitivo, cheio de profissionais especializados, encontrar um novo trabalho exige dedicação. Para se organizar, anote as dicas a seguir.

  • Organização 

Vale a pena manter a rotina mesmo em tempos de desemprego. Estabeleça horários para enviar currículos ou cadastrá-los em sites, bem como para ir a entrevistas. Isso ajuda a não perder o ritmo e otimizar o seu dia.

  • Currículo

Ele é o seu cartão de visitas para um potencial empregador. Faça uma boa propaganda de si mesmo, mas jamais coloque informações falsas. Certifique-se de que constem dados como os seus objetivos profissionais e experiências, bem como sua formação profissional.

  • Atualização

Há diversos cursos disponíveis na internet, inclusive gratuitos. Utilize esse tempo livre para se atualizar – isso pode ser um diferencial na hora da contratação.

  • Busca

Atualmente, existem diversos serviços na internet que possibilitam o cadastro de currículos – e acredite, eles costumam ser bastante utilizados por empresas. Muitos dos serviços são pagos, mas é possível encontrar opções gratuitas.

  • Networking

Movimente sua rede de ex-colegas de trabalho e contatos profissionais para buscar oportunidades. Eles são os seus melhores aliados na hora de buscar oportunidades e mesmo um novo trabalho.

  • Entrevista

Esteja preparado, inclusive para perguntas sobre por que ter saído do último trabalho. Transmita calma, tranquilidade e seja assertivo. Jamais fale inverdades. Vale a pena ainda pesquisar sobre a empresa e transmitir sutilmente esse conhecimento para o entrevistador.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!