Nutrição > Receitas

Aproveite o verão para preparar uma saudável salada tropical

Por Redação Fortíssima 11/01/2016

O verão pede refeições mais leves e refrescantes e por isso incluir nelas uma salada tropical pode ser uma ótima opção. Além de saboroso, o consumo de frutas e vegetais promete trazer benefícios à saúde. Vale experimentar, não é mesmo?

salada tropical-doutissima-shutterstock

Opções para você misturar na salada tropical não faltam. Foto: Shutterstock

Comer salada tem benefícios surpreendentes

A ingestão de saladas é uma forma conveniente de consumir as porções de legumes, hortaliças e frutas recomendadas diariamente – algo em torno de 400 gramas. Pode até parecer muito, mas é o ideal para manter a saúde.

Além dos seus benefícios para a saúde, é uma refeição leve e fácil de fazer. Você pode preparar uma salada em cinco minutos e, para dar um toque especial, incluir frutas e legumes da estação, preparando um prato personalizado.

Como o sol e o calor são capazes de estimular naturalmente todos os tipos de crescimento de vegetais, na estação mais quente do ano é possível desfrutar em abundância de frutas e legumes frescos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão insuficiente de frutas e hortaliças é a causa de cerca de 14% das mortes de câncer gastrointestinal, aproximadamente 11% das mortes por doença isquêmica do coração e cerca de 9% das mortes por acidente vascular cerebral.

Recentemente, pesquisa da Universidade Estadual de Ohio analisou os fitoquímicos absorvidos pelo organismo após as pessoas comerem uma salada de alface, cenoura e espinafre, com ou sem duas colheres e meia de sopa de abacate.

Os resultados mostraram que quem incluiu o abacate no prato absorveu cerca de oito vezes mais alfa-caroteno e 13 vezes mais betacaroteno. Essas duas substâncias são bastante importantes, já que se acredita que sejam capazes de proteger contra câncer e doenças cardíacas.

Como preparar uma salada tropical

Existem muitas combinações de frutas, legumes e hortaliças. Ainda assim é preciso ter cuidado com a quantidade consumida, já que algumas delas podem ser muito calóricas. O ideal é procurar incluir apenas uma porção no almoço e no jantar.

Como se trata de legumes e frutas frescas, o ideal é preparar a receita na hora de servir. Veja como preparar uma deliciosa salada tropical, coringa para as suas refeições no verão.

Salada tropical de espinafre, morango e abacate

Ingredientes da salada

6 xícaras de espinafre baby fresco

1 maço de alface americana

10 morangos cortados

1 abacate cortado em cubos

100 gramas de ricota cortado em cubos

1/4 xícara de amêndoas fatiadas

Metade de uma cebola roxa pequena em fatias finas

Ingredientes do molho

1/2 copo de óleo de abacate

3 colheres de sopa de vinagre de maçã

2 colheres de sopa de mel

Sal e pimenta

Modo de preparo

Em primeiro lugar, misture todos os ingredientes do molho. Logo após, coloque todos os ingredientes da salada em uma tigela. Agora o próximo passo é adicionar o molho à mistura. Porém, faça isso com cuidado, para que fique uniforme e não derrame.

Sirva a salada tropical gelada. Ela pode ser acompanhada de uma carne grelhada ou qualquer outro prato de sua preferência.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!