Dieta > Nutrição

Dieta do Fernando Rocha é baseada no Método Ravenna

Por Redação Fortíssima 11/01/2016

Muitos acompanham o programa Bem Estar, da Rede Globo, e têm ficado surpreendidos com o emagrecimento de um dos apresentadores. Afinal, qual é a dieta do Fernando Rocha? A resposta é um regime alimentar baseado no Método Ravenna, que já beneficiou pessoas importantes, a exemplo da presidenta Dilma Roussef.

dieta do Fernando Rocha-instagram reprodução-doutíssima

O Método Ravenna é o segredo de Fernando Rocha. Foto: Instagram, Reprodução

Como funciona a dieta do Fernando Rocha

Esse método segue basicamente três princípios: corte, medida e distância. Isso significa que é preciso diminuir os excessos, manter um tamanho adequado no tamanho do prato e respeitar a o período entre refeições, além de ficar longe de alimentos que disparam a compulsão por comida.

Feita através das clínicas oficiais, o Ravenna é um método interdisciplinar. Os pacientes que o seguem corretamente são submetidos a diversos acompanhamentos profissionais – médico, nutricionista, psicólogo e educadores físicos, todos colaboram para que você tenha sucesso no seu objetivo.

Os principais destaques desse método são a baixa ingestão de calorias – entre 800 a 1,2 mil por dia -, divididas em quatro refeições, o que a caracteriza como uma dieta hipocalórica. Além disso, devem ser evitados os alimentos com alto índice glicêmico.

Segundo o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, dos Estados Unidos, as dietas de baixa ingestão de calorias são bastante benéficas em termos motivacionais. Isso porque a perda de peso é rápida e há um estimulo para que ela siga sendo feita.

Entretanto, o instituto alerta que é preciso acompanhamento nutricional e médico constante. Já a ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico auxilia bastante na questão da saciedade.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Nutrition Reviews, os alimentos com alto índice glicêmico são capazes de reduzir o apetite por períodos curtos se comparados aos alimentos com níveis mais baixos. 

Dicas para seguir esse método

Para aqueles que desejam seguir esse método de emagrecimento, o ideal é buscar ajuda profissional, já que a baixa ingestão de calorias pode ser perigosa para o organismo. De toda forma, alguns segredos desse regime podem ser incluídos no dia a dia e ajudam a obter resultados parecidos à dieta do Fernando Rocha.

  1. Quatro Refeições

É importante observar esse princípio à risca. Evite tentar compensá-las – ou seja, fazer três e comer mais em uma delas. O mesmo vale para o aumento no número de vezes que você se alimenta. 

  1. Líquidos em abundância

A sugestão é de que você tome uma quantidade mínima de líquidos: pelo menos três litros. Mas fique atento às calorias da bebida e dê preferência à água e bebidas leves e naturais.

  1. Baixo índice glicêmico

É um dos segredos desse método, porque dá maior sensação de saciedade ao organismo. Quer alguns exemplos de alimentos? Pêssegos, peras, leite, tomate e verduras de folhas verdes, aposte neles. 

  1. Cuide as quantidades

Isso vale principalmente para alimentos que são capazes de causar certa compulsão, como pão doce e nozes, por exemplo.

  1. Frutas e verduras frescas

Elas possuem uma série de vitaminas, minerais e fibras, que são especialmente importantes em razão dos parâmetros da dieta. Além disso, tente colocar legumes e proteínas nas saladas. Nesse último caso, valem peito de frango, atum natural, ovos e queijos magros.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!